
Nesta terça -feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”.
O evento representou um importante espaço de escuta, debates e formulação de propostas para políticas públicas voltadas à promoção, proteção e vigilância da saúde da população trabalhadora.
A plenária teve como objetivo principal conhecer a realidade da saúde dos trabalhadores, reduzir a morbimortalidade por doenças e acidentes de trabalho e discutir estratégias para minimizar riscos e vulnerabilidades. O encontro também se destacou como uma etapa preparatória para a Reunião Macrorregional, marcada para os dias 6 e 7 de maio, em Juazeiro, que antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde.
O momento reafirma a importância do cumprimento da Lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), destacando o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador, um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), como instrumento essencial para garantir os direitos já assegurados aos trabalhadores brasileiros.
“A realização dessa plenária marca um avanço significativo na luta pela valorização e cuidado com a saúde de quem move a nossa cidade: os trabalhadores e trabalhadoras. O encontro foi espaço de escuta ativa, de construção coletiva e de fortalecimento do SUS. Agradeço ao prefeito Cleivynho Sampaio, que tem sido um grande apoiador das políticas públicas de saúde, e ao Conselho Municipal de Saúde, que demonstra, com a convocação desta plenária através da Resolução 03/2025, o verdadeiro compromisso com a garantia de direitos e a promoção da vida. Seguimos juntos, porque a saúde de todas as pessoas nos importa”, destacou a Secretária de Saúde, Josefa Moreira.
Ascom