Anvisa aprova a obrigatoriedade de receita especial para compra de Ozempic e semelhantes

nacional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (16) a obrigatoriedade de receita especial durante a compra dos medicamentos análogos de GLP-1, classe dos populares Ozempic, Mounjaro e semelhantes.

Os fármacos são utilizados para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. Até então a prescrição já era obrigatória, mas a receita ainda não era retida.

No pedido, apresentado em março de 2023, propunha a abertura de um processo para regulação, com o intuito de incluir os medicamentos à lista de fármacos que só podem ser dispensados mediante a apresentação de receituário especial tipo C1, um tipo de receita na qual a primeira via fica na farmácia e a segunda via com o paciente.

A Dra. Carol Almeida, diretora do Núcleo GA, acompanhou o pedido de perto e foi uma das principais defensoras da regulação . “Essa é uma pauta que levanto a bandeira há muitos anos. Estive em Brasília, acompanhada do ex-deputado Eduardo Bismarck, em março de 2023, quando o ex-deputado fez uma indicação formal para essa regulação”, relembra. 

A médica ainda comemora e explica a importância da decisão. “Assim, conseguimos ter controle sobre os efeitos adversos. O uso indiscriminado de qualquer medicação é um risco para saúde pública. Então hoje é um dia importante para a saúde de todo o Brasil”, celebra.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *