
O festival gospel Canta Bahia encerrou com êxito sua primeira edição na cidade de Juazeiro, neste sábado (19). Realizado na Orla II, o evento gratuito proporcionou uma programação marcada por louvor, música e mensagens de fé.
Promovido entre os dias 18 e 19 de abril, o festival reuniu mais de 30 mil pessoas e arrecadou cerca de cinco toneladas de alimentos, que serão destinados às ações do programa Juazeiro Sem Fome — parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Além disso, ao todo, passou pela orla da cidade um número de 12 atrações musicais.
Na noite de encerramento do festival, a multidão acompanhou, a partir das 16h, apresentações de artistas locais e grandes nomes da música gospel nacional. Entre os destaques, Samuel Eleutério fez o público vibrar e sair do chão, enquanto Julliany Souza emocionou fazendo os presentes cantarem em um coro, enquanto erguiam os celulares formando um mar de luzes.
No dia anterior, a turma já havia celebrado ao som de Aline Barros, Theo Rúbia, Alcance Worship e mais. Além dos shows, o Canta Bahia contou com uma estrutura completa: segurança reforçada, pontos de apoio, espaço para acessibilidade e tradutores de Libras.
“Estou feliz por essa estrutura, porque nós cadeirantes sabemos como é difícil ficar na multidão, sem ver nada, mas essa estrutura foi maravilhosa. Ontem pude ficar aqui e ver tudo. Com relação à segurança e visibilidade, foi perfeito”, contou a participante Ana Lúcia.
Para isso, a mobilização do evento reuniu diferentes secretarias da gestão municipal, que mobilizaram ordenamento de trânsito, ambulância, segurança e Espaço Kids para acolhimento de crianças, especialmente os filhos de ambulantes e trabalhadores que atuaram no Festival.
Para muitos fiéis, o festival representou um momento de reforçar a fé em meio aos desafios enfrentados nos últimos anos. “Espero que continuem com esse projeto incentivando as pessoas a buscarem a fé. A cidade precisa de paz e amor. Estou aqui com toda a minha família para celebrar e orar por nossa Juazeiro”, disse a enfermeira Fabiana Monteiro, que veio do bairro Alto da Aliança.
Além disso, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Targino Gondim, ressaltou o impacto positivo do festival na cidade, destacando sua importância coletiva: “O Canta Bahia chegou em um momento muito bom e a gente sabe o quanto isso faz bem para a cultura e para o turismo, mobilizando a cidade, mas também para o coração e a fé das pessoas.”
Ascom PMJ