Música dos compositores Wilson Duarte e Targino Gondim homenageou o Papa Francisco, em 2013

Cidades Juazeiro

Uma canção dos compositores Wilson Duarte e Targino Gondim homenageou, há cerca de 10 anos, o Papa Francisco, marcando sua primeira visita ao Brasil e sua primeira viagem como pontífice.

O Papa veio ao país para participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro e foi marcada por grandes multidões e adoração ao religioso.

A fumaça branca anunciando Francisco como novo chefe da Igreja havia saído da chaminé da Basílica de São Pedro 131 dias antes de seu desembarque no Galeão, após renúncia do seu antecessor, Bento XVI — o primeiro a abdicar do cargo em quase seis séculos.

Durante um show beneficente em Juazeiro, recebi de Targino Gondim um pedido para fazer uma letra marcando aquele momento e ali mesmo, num papel de guardanapo, fiz um esboço do que seria a letra, Targino musicou e saiu a canção”, lembrou Wilson Duarte.

O CD “Canções Divinas”, de Targino foi lançado em 2014 e em 2016, em uma carta enviada pelo enviada pelo Monsenhor Paolo Borgia, em nome do papa Francisco, comunicou que ele recebeu e elogiou a canção: “Foi-me confiado certirficar-lhe de que Sua Santidade o Papa Francisco apreciou este sinal de devotamento e não deixará de implorar para o senhor e a todas as pessoas que lhe são caras as mais seletas graças divinas“. A correspondência ainda diz que “o Santo Padre concede-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo também que não se esqueçam de rezar por ele“.

Foi muita emoção. É um orgulho, uma felicidade. É como se Gonzagão me enviasse uma carta por um CD de forró meu”, falou Targino, à época em entrevista ao G1.

Confira a letra e gravação na sequência:

O Papa Francisco 
Composição: Targino Gongim / Wilson Duarte.


Quando você chegou
Reacendeu a fé
Quase adormecida
Mostrando o caminho
Livre de espinhos
Renovando a vida

Nos mostrando a luz
Pra seguir em frente
Guiando os passos
Que levam a Jesus
O salvador da gente

Quando você chegou
Mexeu com intensidade
Meu coração carente
Com simplicidade
Força e esperança
Num Deus onipresente

Nos mostrando a luz
Teu gesto tão nobre
De amor pelo pobre
Teu olhar divino
Encantou nosso povo
Trouxe o amor de novo
A todo peregrino

Nos mostrando a luz
Como fiel nordestino
Agradeço, meu bom pastor
Deixe chamá-lo de Chico
Papa Francisco, que nos trouxe o amor (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *