Destinação Solidária: Casa dos Conselhos inicia campanha para que recursos do imposto de renda sejam aplicados em Juazeiro

Cidades Juazeiro

A época de declarar o Imposto de Renda já chegou e o juazeirense tem a oportunidade de fazer o bem, destinando parte desse recurso aos fundos sociais que apoiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade do município.

O Gabinete do Prefeito, através da Casa dos Conselhos de Juazeiro e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, aproveitando a agenda do prazo para a declaração do IRPF 2025, que segue até 30 de maio, aderiu à campanha Destinação Solidária, da Receita Federal. 

Ao iniciar o preenchimento da declaração do imposto de renda no site da Receita Federal, o contribuinte poderá destinar até 3% de imposto para o Fundo de Proteção às Crianças e Adolescentes e mais 3% ao Fundo de Proteção aos Idosos. O valor arrecadado será abatido do imposto a pagar ou somado ao valor a ser restituído. Lembrando que a destinação só é possível para quem declara pelo modo completo, opção em que os contribuintes detalham todas as suas despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, previdência privada, dependentes, entre outras.  

Em Juazeiro, a campanha tem o propósito de aumentar a destinação de impostos para o Fundo da Criança e do Adolescente, especificamente, fortalecendo o financiamento de políticas públicas e das organizações da Sociedade Civil, através de projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A vice-presidente do CMDCA, Elzirene Oliveira, explica que é importante que o contribuinte opte por fazer a dedução a um fundo municipal, desta forma, os recursos são aplicados pelo Conselho do município.

“É importante que esses recursos fiquem no município para que este seja fortalecido, pois a destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente permite que os recursos sejam direcionados aos programas e projetos que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  Então, é muito importante que o contribuinte tenha essa visão de que são várias linhas de trabalho com crianças e adolescentes, que esses recursos podem ajudar, como o apoio a projetos de educação, saúde, esporte e cultura para todas as crianças, principalmente, aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, além de projetos para proteger crianças e adolescentes contra violência, abuso e exploração sexual”, pontuou.

Segundo o Coordenador Geral da Casa dos Conselhos, Antonio Marcos Santos, a Receita Federal explicou que o município tem potencial para arrecadar mais de 2 milhões para o Fundo da Criança e do Adolescente, em 2025. Isso significa mais recursos para o município e, consequentemente, mais facilidade para desenvolver projetos sociais junto às instituições.

Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *