Líder e liderados. Confiança mútua gerará prosperidade

Artigos

“É maravilhoso quando as pessoas acreditam em seu líder. Mas é ainda mais maravilhoso quando o líder acredita nas pessoas que lidera.”  John Maxwell

Falo não apenas com palavras, mas com marcas que a vida me deixou nos caminhos da minha liderança. Aprendi que há uma força imensa no simples ato de confiar. Aprendi que quando as pessoas olham para você e decidem caminhar ao seu lado, é como se entregassem em suas mãos uma parte preciosa de seus sonhos. E isso é algo bem sagrado. Mas descobri, com ainda mais intensidade, o poder transformador de acreditar nelas primeiro. De enxergar não só o que elas são, mas tudo o que podem se tornar. Liderar, pra mim, nunca foi sobre eu ter o controle, mas sobre acender luzes onde antes só havia a escuridão e desesperança.

Eu vi gente simples florescer quando recebeu uma palavra de encorajamento. Eu vi talentos escondidos emergirem quando sentiram que havia alguém que os apoiava no palco da vida. Vi a coragem brotar nos olhos de quem antes só sentia o medo. E não foi porque eu dei ordens. Foi porque eu estendi minha mão, escutei com atenção, e, sobretudo, porque acreditei. Não existe uma ferramenta mais potente do que a confiança. Ela não custa nada, mas transforma tudo. Um líder que confia é como o sol depois de uma tempestade: traz calor, segurança, que gera um fôlego novo de esperança.

Hoje, ao olhar pra trás, vejo que os melhores frutos que colhi vieram dessa troca viva de confiança mútua. Não existirá uma liderança real onde houver desconfiança ou vaidade. E o verdadeiro líder não brilhará sozinho. Ele fará surgirem novas constelações. Ele sabe que o sucesso de sua caminhada é medido pelas vidas que ele fez florescer ao longo dela. E é por isso que sigo acreditando: onde brota confiança verdadeira, há possibilidade de milagre. Porque liderar é, antes de tudo, amar. E onde há amor, há eternidade.

Não sofro com perdas, pois elas não existem. O que existe é o aprendizado. E cada líder que passou por mim levará dentro si, para sempre, um pouco do que ensinei. E assim, neles, estarei reproduzindo muito do que deixei como legado em suas vidas. E isso, para mim, é que se torna liderança, de verdade: É deixar marcas nas vidas! E tão boas que elas serão replicadas na vida de outros. Eu gosto de pensar que Jesus teve apenas três anos de Ministério, não escreveu nenhum livro, mas pelo impacto que causou em seus discípulos, ele impactou o mundo. Eu não quero ser lembrado como “um grande”, mas sim como alguém que lutou e que se esforçou, sempre, para tentar reproduzir o caráter de Cristo e imprimir isso na vida de outrem. Um mero imitador do Mestre! Isso é mais do que suficiente para mim. Já não estarei aqui, minha glória é a glória do meu Deus. E que meus frutos e meus feitos a ecoem!

Pastor Teobaldo Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *