Prefeito de Juazeiro e comitiva baiana participam de reuniões em Brasília e reforçam pleito por ações emergenciais contra a seca

Cidades Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, integrou a comitiva de prefeitos baianos que esteve em Brasília nesta quarta e quinta-feira (23 e 24) para reuniões voltadas ao enfrentamento da seca, que atinge o estado da Bahia. O principal encontro ocorreu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e teve como foco o reforço de ações emergenciais para garantir segurança hídrica, assistência humanitária e apoio à agropecuária local.

“A seca traz impactos diretos à vida da população e à produção rural. Nossa prioridade é garantir água e comida para quem mais precisa, além de proteger os produtores rurais, que passam por muitas dificuldades nos períodos de estiagem. Estamos todos juntos, prefeitos, governo estadual, e agora com apoio do Governo Federal, para garantir que os benefícios cheguem com agilidade às populações mais afetadas”, afirmou o prefeito Andrei.

Entre as medidas tratadas estão a intensificação da Operação Carro-Pipa, a ampliação da distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal, além da celeridade no reconhecimento da situação de emergência nos municípios afetados. Também foi discutida a necessidade da elaboração de planos de trabalho específicos para cada território, de acordo com as demandas locais.

“Estamos discutindo os desafios da estiagem, que este ano se apresenta de forma especialmente severa no Nordeste, atingindo fortemente a Bahia. O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar”, destacou o ministro Waldez Góes durante a reunião.

Na quinta-feira (24), uma nova rodada de discussões aconteceu com representantes do Exército Brasileiro e da Defesa Civil Nacional. Na ocasião, foram apresentados os planos de trabalho elaborados pelas prefeituras para embasar as ações emergenciais. 

O encontro, que contou também com a presença da deputada federal, Lídice da Mata e o presidente da UPB, Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, ficou definido a criação de um comitê interinstitucional de enfrentamento à seca e o compromisso do MIDR em liderar uma estratégia integrada de resposta à crise, com o apoio técnico da Defesa Civil Nacional. 

Manu Lustosa Ascom/PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *