
A noite desta sexta-feira (25) foi de festa para os estudantes que irão participar da 45ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro. Com a presença de milhares de pessoas e representações de quase cem escolas, a abertura do evento, realizada na Orla II, foi marcada pela alegria dos estudantes e por momentos emocionantes.
Música, dança, capoeira, brincadeiras, encontros e reencontros. Assim como nas olimpíadas, a abertura dos Jogos foi um momento de confraternização entre os participantes. “A abertura oficial dos Jogos já mostrou que teremos um grande evento. Organizamos essa celebração para que os estudantes pudessem festejar o momento. Saímos do Estádio Adauto Moraes, onde o evento costumava acontecer, e trouxemos a abertura para a Orla, para que a comunidade pudesse participar e as pessoas abraçaram a novidade”, pontuou o diretor de Esportes da Seduc, Wagner Rocha.
A festa contou com apresentações de fanfarras, com o tradicional desfile das delegações de escolas públicas e privadas da sede e do interior do município, com a presença de vereadores, secretários municipais, do deputado estadual Zó e do prefeito Andrei Gonçalves, que declarou a abertura dos Jogos Escolares 2025, antes do acendimento da Pira, no Mirante da Orla II.
Responsável pelo juramento do atleta, a carateca Maria Taciane de Assis Santos, estudante do 9º, no Colégio Dínamo, já é veterana nos Jogos Escolares de Juazeiro. No início de abril a atleta representou o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares 2025, a ISF Gymnasiade, na Sérvia. “Participar da Gymnasiade foi um momento muito especial para mim. Um momento em que eu pude ver que o meu esforço e a minha dedicação valeram a pena. Tudo isso começa aqui na abertura dos Jogos Escolares e eu espero que venham muitas conquistas pela frente”, destacando a importância da competição na sua trajetória.
A secretária de Educação, Maéve Melo, ressaltou a satisfação de ver a alegria dos estudantes reunidos e o compromisso da gestão municipal em proporcionar mais esporte, cultura e lazer para crianças, adolescentes e jovens. “Quero agradecer a todos os professores, estudantes, gestores e coordenadores escolares, por estarem conosco nesse momento, que é histórico. E quero aproveitar esse momento para dizer que, em breve, nós vamos lançar um programa que é de recuperação das nossas quadras, que estavam abandonadas, e fortalecer o esporte escolar em nosso município”.
Competições
As competições dos Jogos Escolares de Juazeiro 2025, começam no dia 28 de abril, com o futsal Infantil, e segue até 23 de maio, com 14 modalidades: atletismo, badminton, judô, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol de dupla, voleibol 4×4, xadrez, baleô, basquete, futebol Society, futsal, handebol e voleibol. Crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, disputarão as provas nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, masculino e feminino.
Os Jogos contam com a parceria do Núcleo Territorial de Educação do Sertão do São Francisco (NTE-10), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
—
Ascom Seduc/PMJ