
Os municípios de Casa Nova, Curaçá e Paulo Afonso, situados no Norte da Bahia, representados pelos atuais gestores, respectivamente, Anísio Viana, Murilo Bonfim e Mário Galinho, aderiram ao programa Cidade Empreendedora criado pelo Sebrae. A iniciativa busca envolver o poder público e as lideranças locais na construção de ações voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, a partir das vocações e necessidades de cada território, como explica sua proposta original. “O Programa Cidade Empreendedora da Bahia é uma estratégia de políticas públicas do Sebrae/BA para apoiar as gestões municipais na construção de suas ações para o desenvolvimento local e o fortalecimento dos pequenos negócios. O programa parte da premissa que as atividades empreendedoras produzem efeitos positivos nos níveis de renda e riqueza dos municípios e, portanto, devem ser estimuladas por meio de mecanismos próprios do setor público que favoreçam a qualidade do ambiente de negócios”.
“Ele tem como suporte cinco eixos de atuação, relacionados aos elementos que conformam os ecossistemas empreendedores: Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, e Gestão Municipal”.
Durante o evento, foi assinado o termo de parceria com o Sebrae e firmada a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, além da criação da Sala do Empreendedor.
O gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, destacou a importância da participação dos três municípios no programa. “As presenças de Casa Nova, Curaçá e Paulo Afonso no programa os torna municípios referências entre os participantes, além de qualificá-los a disputar, com chances de vitória, o Prêmio Prefeitura Empreendedora, criado pelo Sebrae”, finaliza.
Por Carlos Humberto para ML Comunicação