
A juazeirense Elisabete dos Santos, da comunidade quilombola do Rodeadouro, fez história neste domingo (27) ao vencer a competição feminina geral da 39ª Meia Maratona Tiradentes, nos 21km. Pela primeira vez, uma atleta natural da cidade conquistou o primeiro lugar no “pelotão de elite” da prova, que reúne competidores de todo o país. A corrida, que é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), é considerada uma das mais tradicionais do Brasil.
A atleta cruzou a linha de chegada no Vaporzinho após 1h21min20s de prova. Vinda da comunidade quilombola do Rodeadouro, no baixo Salitre, Elisabete completou a corrida com muita emoção. Quando os pés cortaram a linha de chegada, foi o chão quem acolheu primeiro seu triunfo. Ajoelhada, lágrimas misturadas ao sorriso aberto, ela ergueu, sem dizer, o nome de muita gente. “Consegui levar mais longe o nome da minha comunidade, que é quilombola”, disse depois, ainda com a voz embargada, “e representar Juazeiro!”, completou.
É a emoção de vencer os seus próprios limites. No domingo, ela travou uma disputa acirrada com outras atletas, mas superou os concorrentes e liderou com maior folga a partir da metade do percurso. Competidora na prova desde 2015, inicialmente nos percursos de 5 km, Elisabete corre os 21km desde 2018 – e sonhou muito com o título. Com a vitória, levou para casa o troféu, o prêmio de R$3.700,00 e a satisfação de ter seu nome nos quase 40 anos da prova.
Mas as suas conquistas vão além. A atleta, que treina há mais de 10 anos, também atua como treinadora. Ela é responsável pelo projeto social “EB Trainings”, que promove aulas gratuitas de atletismo para mais de 30 pessoas do Rodeadouro, Lagoa do Salitre e Alagadiço. “Assim, trabalho em prol da comunidade”, diz.
Refletindo sobre o título de primeira atleta juazeirense a vencer a disputa, ela afirma: “tem horas que a ficha não cai, mas é muita felicidade. Sinto que todo o trabalho que venho realizando, mesmo diante das mais difíceis circunstâncias, vem dando certo”.
Histórias assim, segundo o assessor especial de esportes da Seculte, Bruno Lopes, mostram que investir em eventos como a Meia Maratona é apostar no futuro da nossa cidade.
“Além de promover saúde e qualidade de vida, iniciativas assim ajudam a revelar novos talentos, mostrando que temos atletas com grande potencial aqui mesmo, no nosso município. Cada corrida é uma oportunidade para que esses nomes se destaquem, se desenvolvam e levem o nome da nossa cidade para ainda mais longe”, diz.
Ascom PMJ/Seculte