Semana da Caatinga movimenta escolas de Maniçoba com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Cidades Juazeiro

Quando o ativista ambiental Chico Mendes disse: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”, ele sabia que a luta pela preservação ambiental é uma luta por vidas.

Os estudantes do Distrito de Maniçoba também entenderam e abraçaram essa luta no contexto do qual fazem parte, se engajando pela preservação do único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.

Dando seguimento à programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga — celebrado em 28 de abril —  a Escola Municipal Dois de Julho recebeu, nesta terça-feira (29), uma equipe do setor de Educação Ambiental, que convidou os estudantes para se engajarem na luta pela preservação desse bioma,  promovendo uma atividade especial de plantio de mudas de plantas nativas da região. A ação, que visa o letramento ambiental dos alunos da Rede Municipal de Ensino, contou com a participação ativa destes.

Durante a atividade, os alunos  sentiram a terra, limparam o espaço para as plantas e vivenciaram um momento de apreciação ao observar como elas pareciam se aconchegar nos canteiros. Jakeline Silva, aluna do 6º ano do Fundamental II, estava com as respostas na ponta da língua e aprendeu direitinho o processo de plantio de uma muda.
“Hoje eu aprendi como plantar as mudas e vou ensinar para vocês. Primeiro, vocês limpam o local, cavam a bacia para colocar a planta e quando for colocar, tira o saquinho que protege a muda com cuidado para não prejudicar as raízes e depois coloca a parte da raiz dentro. Então cobre com terra e depois a gente vai ficar regando”, explicou orgulhosa.

As crianças também tiveram a oportunidade de mostrar seu próprio conhecimento, com inúmeras apresentações, resultado do projeto pedagógico com foco na fauna e na flora da caatinga, desenvolvido e trabalhado pela direção e coordenação da escola. Houve criança fantasiada, teatro, amostra de animais da caatinga, exposição de materiais feitos com elementos do bioma,  maquetes, desenhos, comidas típicas e plantas medicinais. Além da apresentação de contos e poemas, submetidos a um concurso que premiou alguns alunos.

A supervisora de Educação Ambiental, Lusilêna Pires, explicou que a equipe  contou com todo o suporte da escola e engajamento dos alunos, algo que influencia positivamente nos resultados.  “Nós, do setor de Educação Ambiental da Sema, também realizamos  um mutirão de limpeza nessa mesma escola ontem,contemplando o programa Juazeiro Limpa, no turno da tarde. E ver como eles abraçaram todas as atividades é muito gratificante. Trouxemos mudas de mulungu, braúna, angico, aroeira e mandacaru sem espinhos e eles colocaram a mão na terra e fizeram um trabalho muito bonito”, salientou.

 A rica biodiversidade natural da caatinga faz parte do cotidiano de muitas crianças que vivem  em Juazeiro. Essas ações simples criam nelas um vínculo com a caatinga, gerando pertencimento e orgulho para que a protejam e conservem desde cedo. O plantio de mudas é apenas uma das ferramentas previstas para fortalecer a educação ambiental no município.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *