Governo do Estado investe R$ 26 milhões para fortalecer cultura, segurança e cidadania na Micareta de Feira 2025

Cidades Outras Cidades

O Governo do Estado reafirma o compromisso com a cultura popular e a cidadania ao investir R$ 26 milhões na edição 2025 da Micareta de Feira de Santana, o maior Carnaval fora de época do Brasil. Realizada de 1º a 5 de maio, a festa representa não apenas uma celebração da identidade baiana, mas também uma oportunidade de geração de emprego, renda e fortalecimento dos direitos sociais.

“O cuidado com as pessoas é o que nos move. Cuidamos do folião, oferecendo segurança, saúde e acolhimento, e cuidamos também dos trabalhadores que fazem a festa acontecer, como os catadores e ambulantes. Estamos distribuindo equipamentos de proteção, organizando espaços de descanso e fortalecendo ações de proteção social para que todos possam viver a Micareta com dignidade e respeito”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Para fomentar a programação cultural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), garantiu o desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.

Além disso, foi garantindo apoio para a criação de um palco especial para apresentações de artistas locais; para o tradicional Bloco Zero Hora; Bloco da Polícia Militar com show da banda Parangolé; e ao Bloco dos Trabalhadores. Atrações locais ainda animarão o Palco Bel da Bonita (pranchão), reforçando a diversidade artística.

As ações de Segurança serão garantidas com 8.600 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Serão 8 portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, 400 câmeras de videomonitoramento, drones, Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e 85 postos de observação. Inovações importantes incluem a atuação da Polícia Civil na recuperação de celulares furtados, a Operação Quitérias para acolhimento de mulheres e crianças, além do Serviço de Investigação Local de Crimes com foco em delitos sexuais.

Saúde e prevenção

Na área da saúde, a estrutura inclui o reforço no Hospital Geral Clériston Andrade, com capacidade para atender simultaneamente 45 vítimas em caso de emergência. Também terão equipes reforçadas durante a festa o Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na área da prevenção, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) instalou um estande de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, funcionando diariamente, das 16h às 4h, na Rua Ari Barroso, além da distribuição de 500 mil preservativos.

Proteção e cuidado

Nos quatro dias de folia, o projeto Ecofolia Solidária, articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai atender 130 catadores e catadoras de materiais recicláveis, incluindo cooperados e autônomos, com entrega de fardamento e EPIs e apoio à comercialização solidária.

O Plantão Integrado dos Direitos Humanos é uma ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que acontecerá de 1º a 4 de maio, durante a Micareta de Feira de Santana, com dois postos fixos localizados no Colégio Luiz Eduardo Magalhães e no Circuito Maneca Ferreira. Voltado a grupos vulneráveis, o plantão oferecerá serviços como acolhimento de denúncias, distribuição de pulseiras de identificação, ações educativas contra a discriminação, atendimento do Procon-BA, formação para forças de segurança e divulgação do “Guia da Rede de Proteção”.

Respeito e acolhimento

A Tenda “Oxe, Me Respeite!”, organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), funcionará das 16h às 2h, ao lado do posto da Ronda Maria da Penha, garantindo acolhimento a mulheres vítimas de violência, além da Campanha do Laço Branco, com distribuição de pulseiras em blocos com grande presença masculina.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) também realizará uma série de ações como parte da campanha “Com Racismo Não Tem Folia”, incluindo a atuação da Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, com atendimento das 16h às 22h para acolhimento, encaminhamento e registro de denúncias de racismo e discriminações.  Ainda haverá distribuição de folhetos, tatuagens e adesivos nos circuitos da festa, contando com equipes multidisciplinares disponíveis para orientar e receber denúncias de violações raciais e religiosas.

Turismo e receptivos

De 1º a 4 de maio, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promove receptivo especial aos visitantes, disponibilizando equipe móveis e unidade avançada do Posto de Atendimento ao Turista (SAT), no Circuito Maneca Ferreira, para o fornecimento de informações sobre serviços, a programação da festa e os atrativos da zona turística Caminhos do Sertão. De sexta-feira (2) a domingo (4), a secretaria realiza uma pesquisa para identificar o perfil do turista que participa da Micareta de Feira e sua avaliação sobre os serviços na cidade, durante a festa.

Infraestrutura e serviços

O Detran-BA participa com ações educativas e fiscalizatórias, reforçando a segurança viária. Entre 1º e 4 de maio, a Embasa também contribui com pontos de hidratação para distribuição de água potável no circuito. As estruturas estão montadas no tradicional circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, ao lado da Igreja dos Capuchinhos e da Igreja do Avivamento. A cobertura jornalística da TVE Bahia e da Rádio Educadora FM garante a divulgação da festa para milhões de baianos, consolidando a Micareta como um dos grandes eventos culturais do país.

Pré-micareta

A pré-micareta, realizada nos dias 26 e 27 de abril, levou a festa para os distritos de São José e Ipuaçu. No sábado (26), Tony Salles, Cescé Amorim e Paula Sanffer animaram o público em São José. No domingo (27), foi a vez de Theuzinho, Belito e Gelmix e Banda comandarem a folia em Ipuaçu. A ação, promovida pelo Governo do Estado, descentralizou a festa, aproximando a cultura popular das comunidades e impulsionando a economia local.

Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *