
Durante este mês, a Associação Civil de Articulação pela Cidadania (ACARI) junto ao Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA) estarão mais uma vez desenvolvendo em Petrolina a campanha nacional “Faça Bonito”. O objetivo é de informar, mobilizar e convocar toda a sociedade para participar da luta contra a violência sexual.
A campanha é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº 9.970/00), lembrado em 18 de maio, que este ano completa 25 anos de mobilização. Consolidada como uma das mais importantes estratégias de conscientização e enfrentamento à violência sexual infantojuvenil no Brasil, a campanha está organizada em torno de três objetivos estratégicos: mobilização social, capacitação técnica e incidência política.
Neste sentido, a ACARI e o CMDDCA, que participam anualmente da campanha, realizarão ações educativas como rodas de conversa, palestras e a distribuição de materiais informativos em escolas, comunidades e espaços públicos de Petrolina. As atividades dialogam diretamente com os princípios do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e busca que orientar políticas públicas voltadas para a prevenção, a proteção e a responsabilização de casos de violência, a fim de promover uma cultura de cuidado e respeito.
A psicóloga e coordenadora de projetos sociais da ACARI, Ilze Braga, destaca a importância de ampliar o escopo dessas ações: “A educação sexual e o acesso à informação são essenciais para quebrar o silêncio e garantir que os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente sejam assegurados. Para isso, é fundamental que a campanha inclua famílias, crianças, professores e demais profissionais da rede de proteção para que juntos possamos fortalecer e ampliar a prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Então essa ação, essa parceria entre a ACARI e o CMDDCA e todas as ações que desenvolvemos durante todo o ano são extremamente importantes para a construção de uma cidade mais segura e justa para todas as nossas crianças e adolescentes“. Mais detalhes sobre a ACARI e a campanha podem ser acessados no link disponibilizado pelo Blog.
Foto: Ascom/divulgação