
Cacique do MDB da Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima revelou surpresa ao ser informado, pela coluna Radar do Poder de hoje (08), de que o ex-prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga Filho continua filiado ao partido, mesmo sendo um dos coordenadores do escritório político do líder da oposição na Bahia, ACM Neto (União).
Há alguns dias, Reinaldo afirmou a jornalistas que já havia pedido a desfiliação, mas a coluna obteve uma certidão da Justiça Eleitoral, datada da última segunda-feira (05), que demonstra o vínculo partidário do ex-prefeito com o MDB.
“Para mim é uma surpresa essa informação, que está confirmada, de fato. Eu costumo acreditar na palavra dos homens públicos. Já que não é verdade a informação dada pelo próprio Reinaldinho sobre a desfiliação, ainda que eu tenha um grande apreço por ele, daremos andamento ao processo de expulsão, pois a posição política dele atual não é compatível com a do MDB”, disse Geddel ao site.
O ex-ministro afirmou que já havia um pedido de expulsão de Reinaldo Braga Filho movido por um militante. “Daremos continuidade a esse procedimento ou, se já tiver caducado, abriremos um novo. Isso estava parado porque acreditamos na palavra dele sobre a desfiliação. Ainda preferimos, inclusive, que ele deixe o partido por livre e espontânea vontade. Que o faça agora de forma verdadeira, no entanto”.
Geddel ressaltou que “o tempo da dissidência do MDB já passou, foi em 2022”. “Agora é um novo momento e vamos exigir de nossos filiados o apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT)”, ressaltou.
Em 2022, Reinaldo Braga Filho apoiou a candidatura de ACM Neto a governador. Naquele ano, a cúpula do MDB acatou o movimento porque o partido havia acabado de romper com o ex-prefeito de Salvador, optando por caminhar com Jerônimo.
Outro ex-prefeito do MDB que apoiou ACM Neto e também segue com o líder da oposição é Rodrigo Hagge, de Itapetinga. Geddel afirmou ao site que terá uma conversa com o correligionário, que pretende concorrer a deputado estadual, para tentar mantê-lo alinhado à legenda. O tio de Rodrigo, Eduardo Hagge, foi eleito em 2024 prefeito de Itapetinga, e está na base de Jerônimo.
Política Livre/Foto: Divulgação/Arquivo