@ Editorial: A Notícia do Vale, 22 anos noticiando o Vale do São Francisco

Cidades Outras Cidades

O mês de maio é bastante significativo para quem trabalha com imprensa, com jornalismo impresso, com o dever e também com o direito de informar. Celebra-se no dia 03 de maio o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e no dia 15 de maio de 2003 é fundado por mãos de jornalistas, um da redação, outro da diagramação, e outro com visão empresarial de jornalista, que desde o início dos anos 2000 já pensava em como inaugurar no Vale do São Francisco um impresso que tivesse “a cara” de cada cidade da região norte da Bahia, sem perder a qualidade jornalística de opinião e de comentar os bastidores da política sanfranciscana, o jornal A NOTÍCIA DO VALE.

Esse, da visão empresarial, que não quis concorrer com os jornais impressos da época e nem com o jornalismo de outros meios, e sim, contribuir mais ainda com a comunicação do vale, é o diretor deste noticioso há 22 anos, Luiz Washington de Souza. E com coragem e determinação ousou ser um jornal “retrato” do Vale do São Francisco, e não somente noticiar o que acontece nas cidades, mas destacar principalmente as suas peculiaridades, aquilo que vai além do jornalismo de notícias, é a sociedade vista de todos os ângulos, é a política local com toda a sua dinâmica e polêmicas, é a cultura de cada povo, são as datas especiais, os eventos públicos e privados, e a diversidade, a pluralidade dos fatos do dia-a-dia, não somente como noticiário, mas como a leitura dos acontecimentos comentados por seus colunistas de política e de opinião.

A NOTÍCIA DO VALE, porque não é um noticioso comum, um jornal mensal como qualquer outro de notícias, mas A NOTÍCIA de cada cidade do Vale, com seus detalhes, com sua cultura diferenciada, com seu modo de vida, com seu próprio conhecimento e sua própria fonte, e somente um jornal atento a essas peculiaridades é capaz de chegar às mãos do povo, e nos lugares onde esse povo está.

Quando se pensou no nome A NOTÍCIA DO VALE, se pensou em divulgar a notícia de cada município e o que ele representa como informação. Não generalizar as pautas e nem focar no jornalismo nacional, esse que os leitores estão cansados de assistir, a repetição das mesmas notícias e o telejornalismo global, assim como os cansativos programas radiofônicos, mas o leitor queria a notícia perto dele, queria pegar o jornal nas mãos, sentir a informação de verdade e até ser a própria notícia, se ver no jornal impresso era e ainda é uma satisfação única.

Foi para isso, para atender a essa comunidade de maneira diferenciada que o “jornal do São Francisco”, batizado por um de seus jornalistas, mais ainda batizado e rebatizado pelo público leitor nasceu em maio, mês da Liberdade de Imprensa e mês das Mães, e porque não dizer que o jornal A NOTÍCIA DO VALE é uma mãe? Notícia é substantivo feminino, e ela é gerada, cuidada, e acompanhada por milhares de leitores, que são como seus filhos.

E a notícia é sobre você, sobre a sua família, sobre a sua cidade, sobre a sua comunidade, sobre a sua escola, sobre o seu trabalho, enfim, sobre o Vale do São Francisco, e continua sendo A Notícia do Vale também na web www.anoticiadovale.com (impresso e online). Agradecemos a todos os colaboradores, anunciantes e leitores que escolheram está ao nosso lado durante esses vinte e poucos anos.

PARABÉNS PELOS 22 ANOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *