
Três pessoas foram presas e diversas aves silvestres resgatadas durante uma operação da Polícia Civil realizada na quarta-feira (8), em Juazeiro (BA). A mobilização teve início após uma mulher em situação de violência doméstica procurar a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e relatar ameaças de morte feitas pelo ex-companheiro e os irmãos dele. A vítima foi acolhida pela equipe, e as diligências foram iniciadas imediatamente.
No primeiro endereço apurado, os policiais identificaram várias gaiolas com aves no lado externo da residência. Após autorização para entrada, foi constatado o cativeiro irregular de espécies silvestres, mantidas sem autorização dos órgãos ambientais, em condições precárias de higiene e ventilação. Também foram encontrados animais mortos, configurando o crime de maus-tratos.
No local, foram presos dois suspeitos: um deles, apontado como autor das ameaças, e o outro, responsável pelas aves. Em uma segunda residência, também com presença de aves silvestres mantidas de forma irregular, a moradora se recusou a permitir a entrada dos policiais. Foi necessária a abertura forçada do portão, e ela foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
Os suspeitos foram autuados pelos crimes de ameaça, tráfico de animais silvestres e maus-tratos com resultado morte. Posteriormente, outro envolvido se apresentou espontaneamente na unidade, sendo também autuado. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Unidade Regional Sertão do São Francisco, foi acionado e realizou o recolhimento dos animais.
Operação
A ação foi deflagrada pela DEAM, com o apoio do Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATTI/Norte), do Departamento de Homicídios (DH/Juazeiro) e do Serviço de Investigação da Coorpin (SI).
Foto: Ascom PCBA/divulgação