
A Prefeitura de Sento Sé esteve representada no I Encontro Internacional de Educação do Campo e no IX Encontro Territorial Baiano do Programa Formacampo, realizado entre os dias 7 e 9 de maio, em Guanambi (BA). O evento reuniu representantes de diversos territórios da Bahia, de outros estados e até de fora do país para debater os rumos da Educação do Campo.
Participaram do encontro as professoras Jackeline Feitosa e Evânia Palha Ribeiro, além das coordenadoras técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Lindiana Ribeiro Gomes e Ana Valéria Rodrigues Lima. Durante os três dias de programação, elas participaram de mesas redondas, relatos de experiências, círculos de diálogos, rodas de conversa e exposições orais sobre temas como currículo da Educação do Campo e Indígena na América Latina, agroecologia, juventude, educação inclusiva, classes multisseriadas e diretrizes curriculares.
A professora Evânia Palha Ribeiro D’Angelo, que atua na Escola Núcleo José Martins Ribeiro, no distrito de Amaniú, avaliou positivamente a experiência. “Participar deste encontro internacional foi um momento enriquecedor para a minha prática pedagógica. Tive a oportunidade de trocar saberes que valorizam as especificidades das comunidades rurais. Isso se traduz em estratégias que respeitam a cultura local e incentivam a autonomia dos alunos, formando cidadãos conscientes e engajados na transformação social. Apresentar o DCRM de Sento Sé em um evento dessa magnitude me dá ainda mais responsabilidade como educadora.”
DCRM
Sento Sé apresentou no evento o Documento Curricular Referencial Municipal (DCRM) – “Bonitezas de uma Construção Coletiva”, uma produção pedagógica que valoriza as especificidades do campo e reflete o compromisso do município com uma educação contextualizada, crítica e emancipatória.
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, destacou a importância da participação de Sento Sé no evento. “A gestão tem investido de forma contínua na formação dos nossos profissionais. Sabemos que a qualificação do nosso corpo docente reflete diretamente na qualidade do ensino que oferecemos. Participar de um evento dessa relevância fortalece nosso compromisso com uma educação pública, do e para o campo, que transforma realidades.”
Texto: Ascom PMSSE