
Evento é o primeiro desta proporção do segmento fitness no estado após a pandemia da Covid-19.
Profissionais de educação física, nutricionistas, gestores de academias, empresários e outros do setor reuniram-se neste sábado, 17, na Expo Confit, Convenção Nacional Fitness, em Salvador, no Centro de Convenções. Com produtos, serviços, lançamentos e oportunidades de networking, o evento conta com apoio da Superintendência dos Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Para a Sudesb, estar presente na Expo Confit é uma ação estratégica. “O evento é voltado para a base do esporte: o profissional de educação física. É um espaço de qualificação, troca de experiências e empreendedorismo. Hoje, todos os nossos projetos – do social ao alto rendimento – contam com a atuação desses profissionais. Por isso, apoiar um evento como este é reconhecer a importância dessa categoria na construção do esporte baiano”, afirma Susi Docio, chefe da assessoria técnica da autarquia.
Em estande montado na convenção, aSudesb apresentou ao público os principais projetos desenvolvidos pelo órgão, como escolinhas esportivas, ações sociais e iniciativas de formação continuada. O encontro do setor fitness, primeiro desta proporção do segmento no estado após a pandemia da Covid-19, contou com a presença das maiores marcas do segmento fitness e bem-estar. A programação contou também com debates de especialistas, além de painéis e palestras sobre as tendências do mercado.
O evento também atrai representantes de outros estados interessados em conhecer a experiência baiana. O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (Pernambuco), Lúcio Beltrão, elogiou a atuação da Sudesb: “Acabei de sair de uma reunião com a equipe da Sudesb e fiquei impressionado com o que estão fazendo. A Bahia tem entregado grandes resultados em campeonatos e olimpíadas. Vim aprender e levar essa experiência para Pernambuco.”
Quem também destacou o trabalho realizado foi Kleyton Dias da Silva, segundo secretário do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (Paraíba): “O trabalho da Sudesb surpreende e inspira. Levar a educação física a esse patamar é algo que queremos replicar em nosso estado.”
Sucesso – A intensa movimentação entre os estandes e os auditórios reflete o sucesso da retomada da Expo Confit. Para Fernando Nogueira, gerente da Matrix Fitness na Bahia, a iniciativa “quebrou um paradigma” ao reunir novamente o setor de forma presencial na capital. “O evento superou as expectativas, com grande número de contatos e prospecções.
O segmento fitness está em crescimento, e encontros como esse são fundamentais para impulsionar esse avanço.”
Entre os expositores, empresas de diversas regiões do país marcam presença. É o caso da startup goiana Moovz, que trouxe à Expo Confit uma tecnologia de monitoramento cardíaco e gamificação de aulas para academias. “Essa visibilidade é muito importante para nós. Captamos vários leads e acreditamos que esse contato com o mercado nordestino pode gerar grandes frutos a curto e médio prazos”, disse Eduarda Elias, diretora de comunicação da empresa.
A prova é realizada pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) e pela Polícia Militar da Bahia, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
Ascom Sudesb/Madson Souza