Representantes de organização internacional visitam semiárido baiano

Cidades Juazeiro

Membros da instituição The Nature Conservancy (TNC) estiveram no município de Juazeiro, no território de identidade Sertão do São Francisco, para conhecer a experiência do Governo da Bahia, executada por meio da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR), na oferta de Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) às famílias agricultoras do Semiárido baiano. No intercâmbio, iniciado na última quarta-feira (14) e concluído ontem (16), especialistas da TNC conversaram com os técnicos da CAR e também do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) para entender os processos metodológicos, ferramentas e alinhamentos para o desenvolvimento do trabalho do projeto Pró-Semiárido junto a agricultores(as) familiares.

A programação contou com visitas a propriedades rurais e troca de experiências com agricultoras que desenvolvem um trabalho de produção agroecológica e orgânica, em quintais produtivos no Assentamento São Francisco, comunidade Seriema, e no distrito de Massaroca. Além disso, os membros da TNC estiveram no Armazém da Caatinga – loja conceito da agricultura familiar, localizada em Juazeiro.

Nosso intercâmbio foi bem proveitoso. Isso é muito bom para a CAR de estar recebendo pessoas que têm uma experiência fantástica e vêm aqui conhecer nossas ações. Isso nos dá a certeza de que trilhamos caminhos bons para os agricultores e, ao mesmo tempo, estão servindo de referência para organizações do mundo inteiro”, enfatizou o técnico da CAR, que atua no Pró-Semiárido, Carlos Henrique Ramos.

A gerente do Programa de Pecuária da TNC, Fernanda Reis, explicou que essa imersão na Bahia vai ajudar a organização na execução do programa sobre desenvolvimento da pecuária sustentável nos estados do Pará e Mato Grosso e que um grande desafio que eles enfrentam é o de construir as redes de apoio ao produtor. “Foi a partir da busca de soluções que a gente chegou ao Fida e ao Projeto aqui, no estado da Bahia, que foi espetacular. Quando chegamos, vimos todo o desenvolvimento e atuação das pessoas do projeto e dos agricultores. Foi uma experiência incrível e só traz a importância de que as ações precisam ser uma co-construção, dialogando para saber o que o produtor precisa”, salientou Fernanda Reis.

Pró-Semiárido

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável no Semiárido do Estado da Bahia (Pró-Semiárido) é executado pelo governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), desde 2014. A ação contou com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Foto: Elka Macêdo/CAR-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *