No Dia Mundial do Aleitamento Materno, Hospital Dom Malan em Petrolina faz homenagem às mães doadoras

Cidades Petrolina

Nesta segunda-feira (19), Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Banco do Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, reuniu mães doadoras e mães receptoras no evento de abertura da Semana Mundial de Doação. A data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano.

Com o tema nacional ‘ Doação de Leite humano: Um gesto humanitário que alimenta a esperança’. “Estudos apontam que o leite materno salva vidas. Nas unidades neonatais onde os bebês são alimentados com leite materno exclusivamente, se comprovou que há diminuição no tempo de internação desses prematuros, ” explica a coordenadora do Biama do HDM Ismep, Dra. Flávia Guimarães.

Érica Samila Santos, de 34 anos, é doadora do Biama há mais de 2 anos. “Eu tinha muito leite, o peito pedrava e o Biama me socorria. Foi aqui que aprendi a importância do banco do leite e me sinto muito orgulhosa porque sei que meu leite ajuda a salvar vidas, ” contou.

A enfermeira Ana Valéria Amorim, de 24 anos, já conhecia o Biama e sabe bem a importância da doação. “Como eu tenho bastante leite, conheço bem o Biama, eu estou doando e aconselho outras mães a fazerem também, porque não custa nada, o Biama pega o leite em casa e a gente ajuda muitos bebês que precisam,” destacou Ana Valéria.  

Esse ano, o Biama do Hospital Dom Malan focou a campanha de incentivo à doação para as mães atendidas na unidade de saúde. Patrícia Feliciano, de 28 anos, está com a filha de um mês internada no hospital, onde conheceu o Biama. “Eu vim ao banco tirar leite para minha filha e sei que tem outras mães que não podem amamentar como eu posso, então eu estou doando para apoiar essas mães e ajudar os bebês,” frisou.

Estoque do Biama

O Biama está com estoque limitado com 8,5 litros de leite que são distribuídos para mais de cinquenta bebês prematuros. O ideal seria 60 litros de leite humano por mês. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru. O Hospital Dom Malan em Petrolina, é o único em todo o Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o BIAMA, que esse ano completa 30 anos de implantação. 

Como ser doadora

O Biama tem doadoras internas, que são as mães que estão na unidade acompanhando os seus bebês,  e as doadoras externas. Para ser uma doadora é preciso preencher critérios de saúde e estar com exames de sangue em dia (com coleta realizada no próprio banco de leite).

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002, ou ir até o banco que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. As doações são recolhidas na casa da mãe doadora duas vezes por semana.

Assessoria de Comunicação HDM Ismep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *