Petrolina receberá comitiva internacional em 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar

Cidades Petrolina

O 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural será realizado desta terça (20) a quinta-feira (22) e refletirá a prioridade da política externa brasileira em fortalecer as relações com os países africanos, com base em valores compartilhados, solidariedade e respeito mútuo. O evento reunirá delegações oficiais de países africanos, incluindo ministros da Agricultura, representantes de organizações internacionais, bancos multilaterais de desenvolvimento, instituições de pesquisa, organizações e cooperativas da agricultura familiar, além de entidades do setor privado. Desde o sucesso da primeira edição, em 2010, o Diálogo tem buscado promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências bem-sucedidas, com foco no fortalecimento da produção alimentar local nos países africanos e na valorização das experiências brasileiras. A Embrapa Semiárido, em Petrolina, receberá a comitiva nesta quarta-feira (21). a primeira-dama do país, Janja, deverá participar do encontro, juntamente com ministros do governo federla.

Entre os principais objetivos estão o compartilhamento de práticas em produção agropecuária e aquícola, a troca de conhecimentos e tecnologias, o debate sobre políticas públicas eficazes, o incentivo à pesquisa e inovação, a valorização da agricultura familiar e da sustentabilidade, além da identificação de oportunidades de cooperação técnica, alternativas de financiamento e a apresentação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A programação inclui visitas de campo nos dois primeiros dias.  Hoje estão programadas atividades em Brasília, com passagens por unidades da Conab, Embrapa e cooperativas, abordando temas como sistemas de integração, saúde do solo, bioinsumos, acervo genético de hortaliças, reuso de esgoto e comercialização de alimentos. Já na quarta, o destaque será a visita ao Vale do São Francisco.

A região será apresentada como exemplo de superação das adversidades do clima semiárido, por meio do uso de tecnologias voltadas à convivência com a seca, como agricultura irrigada, fruticultura tropicalizada e criação de rebanhos adaptados ao semiárido. A visita ao Vale busca mostrar como ciência e inovação aplicadas ao sertão nordestino têm impulsionado o desenvolvimento regional e podem servir de inspiração para países africanos que enfrentam desafios semelhantes. O encerramento do evento, no dia 22 de maio, será dedicado ao “Diálogo de Alto Nível”, com painéis sobre sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, pesquisa, inovação, políticas públicas, financiamento e os avanços da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Espera-se que o encontro fortaleça a cooperação bilateral e multilateral e fomente parcerias sustentáveis entre Brasil e África.

Fotoarte: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *