
Contar a história do vaqueiro e da vaquejada na região Nordeste! Esse é o objetivo do projeto junino 2025 da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza. A abertura do projeto aconteceu na noite desta terça-feira (20) e reuniu a comunidade escolar, o repentista Valdir Lemos e o cantor Flávio Baião.
De acordo com a gestora da unidade escolar, Adriana Menezes, a atividade interdisciplinar será desenvolvida durante 15 dias, com a culminância prevista para o dia 14 de junho. “Todos os anos esse projeto tem duração de 15 dias e sempre trazemos um tema diferente sobre o Nordeste para trabalhar com os estudantes de forma interdisciplinar. Esse ano nós vamos estudar o “sertanejo, do vaqueiro a vaquejada” e vamos abordar o sertão, o meio ambiente, a história do vaqueiro e outros assuntos relacionados ao tema”, explicou.
O projeto envolve os mais de 800 alunos da escola, do Ensino Fundamental I, II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Esse projeto é muito bom porque nós aprendemos muitas coisas. Cada ano é um tema e nós temos a oportunidade de pesquisar e aprender uma coisa nova”, disse o estudante da Educação de Jovens e Adultos, Ítalo dos Santos.
Além da presença de representantes da cultura nordestina, como Valdir Lemos e Flávio Baião, a festa de abertura do projeto também contou com a apresentação de uma prévia da quadrilha da Escola Anália Barbosa. A quadrilha será uma das atrações do São João do bairro João Paulo II.
Eneida Trindade – Ascom/PMJ