“O GOVERNADOR MAIS BEM-SUCEDIDO DA BAHIA JOGA NO MEU GOVERNO”, DIZ LULA A PREFEITOS

nacional

O presidente Lula fez um afago no ministro da Casa Civil, o baiano Rui Costa, nesta terça-feira (20), na XXVI Marcha dos Prefeitos, em Brasília (DF). O aceno ocorre menos de uma semana depois de Rui ter sido apontado como o suposto vazador de diálogos do encontro de missão brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.

– Meu querido Rui Costa, companheiro que tem a tarefa, a incumbência de tentar fazer com que as coisas decididas pelo governo andem o mais rápido possível. E muitas vezes o chefe da Casa Civil é tratado como se fosse o cara que não deixasse as coisas acontecerem, quando, na verdade, vocês, prefeitos, devem ter um secretário que faz o mesmo papel do Chefe da Casa Civil: é fazer com que as coisas funcionem corretamente e que todos os secretários se dirijam a ele para que as coisas possam dar certo – disse Lula.

Na sequência, o presidente da República fez uma espécie de desagravo ao petista que governou a Bahia no período de 2015 a 2022:

– Eu quero aproveitar, na frente dos prefeitos, e agradecer o papel importante e revelante do Rui Costa, o governador mais bem-sucedido da Bahia, joga no meu governo – concluiu.

DA CHINA À BAHIA

O afago ocorreu em meio a um clima de tensão no governo em que Rui Costa chegou a ser apontado como vazador de fala da primeira-dama Janja no encontro com o presidente chinês, na semana passada, ao comentarem sobre o TikTok e a influência da rede social no público infanto-juvenil. A fala da primeira-dama da República teria gerado constrangimento diplomático.

O “desagravo” de Lula também ocorre poucos dias após uma nota na coluna do jornalista Lauro Jardim, d´O Globo, colocar Rui Costa como Plano B do PT na sucessão baiana de 2026, caso Jerônimo Rodrigues (PT) não apareça bem, em 2026, na tentativa de reeleição. A informação não caiu bem no seio do governo baiano, mas há quem considere que ela tenha sido mais um “veneno” de político oposicionista, pois Jerônimo apareceria bem nas pesquisas tornadas públicas até aqui, e não haveria motivo para Rui criar atrito com o seu pupilo.

Foto Marcelo Camargo/ABR/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *