Petrolina é primeira cidade pernambucana a implantar Mapa Cultural

Cidades Petrolina

Com a presença do prefeito Simão Durando, a classe artística de Petrolina comemorou, na noite de ontem (20), o lançamento do Sistema Municipal de Cultura, que envolverá o Conselho, o Fundo Municipal de uma cartilha voltada à elaboração de projetos culturais. O evento, realizado na Fundação Nilo Coelho, reuniu diversos representantes do segmento.

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, fez uma explanação ao público presente sobre a implantação do sistema, ressaltando que Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a criar um Mapa Cultural. Apenas o governo do Estado adotou essa ferramenta. O mapa é uma plataforma digital de acesso, onde todos poderão se inscrever e procurarem assuntos do seu interesse, mas não só isso. Servirá também para o município registrar todos os editais e tudo o que é feito nas três esferas de governo.

O país, hoje, vive uma janela de esperança nessa manutenção da cultura, e a cidade de Petrolina tá pousando lindamente nessa janela, porque a gente é a única cidade de Pernambuco que tem um mapa cultural. O governo do Estado tem, mas a nossa capital não tem um mapa cultural, uma cartilha onde a gente elucide a elaboração de projetos. A gente cumpriu nosso dever como fazedores (de cultura)”, frisou.

Lucena adiantou que a pasta divulgará um QR Code acessível a quem desejar conhecer o Mapa Cultural. Além disso, as equipes da Secretaria irão às áreas de sequeiro, núcleos irrigados, ilhas e periferia da cidade com uma cartilha física para apresentar o dispositivo à população. A ideia, conforme o secretário executivo, é abranger todos os públicos, nos mais variados segmentos da cidade. “Essa é uma plataforma de acesso, e muito democrática. A gente vai se ver, desde o cantador de toada que mora no Uruás até a figurinista na Cohab VI”, completou.

Foto: Blog do Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *