
Neste final de semana – sábado (24) e domingo (25) – a fachada do CMEI Wallison Pedro Souza de Sá, no Residencial Vivendas I, em Petrolina, será transformada por 15 artistas vindos de diferentes cidades do Nordeste, em uma intervenção coletiva promovida pelo Margem Festival. O projeto, que foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc Petrolina, propõe uma ocupação artística que une arte, educação e território.
Entre os nomes confirmados estão os artistas de Petrolina Richardson, Fabinho, Pollyana Mattana, Dayane Diogo e Lys Valentim. De Juazeiro (BA), participam Loir, Bacuri, Júnior Rocha, Euri Mania, Cochi, Jocelio e Acor. O festival também recebe convidados de outras cidades: Shell Osmo, do Recife (PE); Syba, de Fortaleza (CE); e Paola Vic, de São Raimundo Nonato (PI).
Para o idealizador do projeto, o artista visual Netão Ribeiro, o ‘Margem Festival’ vai além da pintura nos muros. “O graffiti é o ponto de partida, mas o que a gente quer mesmo é provocar encontros, valorizar identidades e mostrar que a arte também nasce e floresce nas bordas. Esse festival é sobre dar visibilidade a quem nem sempre é enxergado nas grandes ações culturais“, explicou Netão.
A programação começa no sábado, das 13h às 17h, e segue no domingo, das 9h às 13h, com atividades na parte externa e uma oficina exclusiva para os alunos da escola Wallison Pedro Souza de Sá, incentivando o contato com o graffiti desde a infância.
Foto: divulgação/arquivo