
Na próxima segunda-feira (02), Juazeiro sediará a 1ª edição da ExpoCaatinga: Belezas do Boqueirão da Onça e da Ararinha-Azul. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, a exposição acontecerá na Praça Cordeiro de Miranda (São Tiago Maior), no Centro da cidade, das 9h às 16h, com entrada gratuita e aberta ao público.
A iniciativa visa destacar a importância do Parque Nacional do Boqueirão da Onça e do Refúgio da Vida Silvestre da Ararinha-Azul, unidades de conservação fundamentais para a preservação da biodiversidade da Caatinga, com territórios que abrigam espécies emblemáticas da fauna brasileira, como a própria ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), símbolo da conservação ambiental na região.
A chefe do Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação do ICMBio, Cláudia Bueno de Campos, reforça o papel da iniciativa no fortalecimento das ações de educação ambiental. “A primeira ExpoCaatinga tem uma grande importância para a região por proporcionar o conhecimento da biodiversidade existente nas unidades de conservação do Boqueirão da Onça e da Ararinha- Azul. É a primeira oportunidade que temos, com essa parceria com a prefeitura, de expor e divulgar a existência delas, proporcionando à população acesso a informações sobre essa biodiversidade”, disse.
Exposições fotográficas, materiais educativos, atividades culturais e ações de educação ambiental integram a programação, que tem o objetivo de mostrar a importância das ações de preservação desenvolvidas nessas áreas, sensibilizar e incentivar a prática do ecoturismo na região e promover uma experiência sensorial educativa.
Para o secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Cláudio Fernandes, o evento é uma oportunidade de aproximar a população das riquezas naturais da região. “Essas unidades de conservação representam um grande patrimônio ambiental, social e econômico para o nosso município. Nossa missão é fazer com que o maior número de pessoas conheça, valorize e se comprometa com a proteção das espécies da Caatinga”, explicou.
A 1ª ExpoCaatinga reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização do meio ambiente e a conservação do semiárido brasileiro, promovendo conhecimento, cultura e sustentabilidade para toda a população.
Thamires Costa/ Ascom PMJ