Bahia vai à contramão da ausência de competições da categoria no país com seu projeto próprio
Em uma época de dificuldades quanto ao investimento e tratamento do futebol feminino em comparação às categorias masculinas, a bola está rolando no gramado do Estádio de Pituaçu com 20 equipes femininas sub17 e adulto de cidades da região metropolitana de Salvador. As partidas da Copa Loreta Valadares estão acontecendo todos os sábados e domingos (manhã e tarde) entre 03 julho e 20 agosto.
O caso da jogadora do Botafogo (RJ), Giovanna Waksman, de 13 anos, que após sofrer agressões físicas e verbais durante suas partidas em competição mista no Rio de Janeiro, sem penalização para os agressores, ajudou a ascender uma luz novamente no futebol feminino. A Copa Loreta Valadares e o projeto Esporte na Cidade, que oferece aulas gratuitas de futebol para meninas de 7 a 17 anos, premiado pela ONU no ano passado, são exemplos de apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A inclusão da categoria sub17 na Copa Loreta Valadares busca promover as divisões de base do futebol feminino na Bahia, para que haja uma compatibilidade técnica na disputa entre as jogadoras da mesma idade. Oportunidade que pode ser encarada pela primeira equipe criada a partir do projeto Esporte na Cidade, que está disputando o torneio. Além disso, o projeto também fomenta um calendário institucional para as categorias de base e adulta na Bahia.
Em discurso de lançamento, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, falou da importância do torneio feminino. “O projeto visa contribuir para o enfrentamento da desigualdade de gênero, promovendo o fortalecimento do futebol feminino”, na oportunidade ele anunciou que a competição fará parte do calendário anual da Sudesb.
O torneio, atualmente, está com uma rodada realizada e terá mais oito partidas nesse próximo final de semana. Com fases preliminares e as fases finais, cerca de 270 atletas, das oito equipes sub17 e das 12 adulto, competem nas 46 partidas totais do evento.
Ascom Sudesb/Maurício Viana, estagiário