Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, pois é nesse período, de zero até os seis anos de idade, que ocorre a formação do aprendizado e cidadania. Desta forma, oferecer condições favoráveis a esse público pode ter grandes efeitos sobre a capacidade intelectual, personalidade e o comportamento social futuros, além de uma sociedade com mais igualdade de oportunidades. O município de Petrolina tem avançado muito nesse sentido, através da construção do Plano Municipal pela Primeira Infância, e nesta quarta-feira (28), a cidade deu mais uma passo na sua implementação, com a realização do 1º Fórum Comunitário.
O evento aconteceu na FACAPE e contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, da articuladora do Selo UNICEF em Petrolina, Lucinete Alves, da secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, sociedade civil, além de representantes das secretarias e de diversos órgãos de proteção e defesa das crianças do município. O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, e é constituído de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças do município, a partir de uma lista de ações intersetoriais que visam garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos e com metas que permitam avaliar as políticas planejadas e em curso. O plano tem validade de 10 anos e deve vigorar até o ano de 2032.
A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, explica que após a realização do evento, o Plano será enviado à Câmara de Vereadores de Petrolina, para votação e assim se tornar de fato, uma lei. “A partir dessa lei, haverá a execução das ações elencadas no Plano e sobretudo o monitoramento, para que as políticas públicas aconteçam para nossas crianças. Precisamos ter consciência que essa fase da primeira infância é a base de uma sociedade. Quando se investe em políticas para essa faixa etária, se garante a consolidação de uma sociedade. Construir um Plano para Primeira Infância é garantir que a sociedade tenha um futuro promissor”, destacou Poliana.
Uma série de investimentos faz Petrolina se destacar na oferta de ações para a Primeira Infância, a exemplo da implantação da casa de parto normal e casa da Cidadania; os mutirões de vacinação; a realização anual da Semana do Bebê; ampliação dos atendimentos dos Cras; ampliação do atendimento educacional, com a implantação de mais de 15 creches de 2017 a 2022, tendo a projeção de mais entregas de unidades até 2024, entre várias outras ações, que contemplam esse público.
Elaine Barbosa/Foto: Ayrton Latapiat