A praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana da capital, vai receber a primeira etapa do Bahia Surf Festival (BSF). O evento, que começa na próxima sexta, 19, e segue até o domingo, 21, deve contar com cerca de 80 surfistas que vão disputar nas categorias sub8, sub10, sub12, sub14, sub16, sub18, master +35 e feminino open, além das classes longboard: feminino e open.
O BSF vai reunir atletas amadores, de todas as idades, todos os gêneros e de diferentes municípios baianos, para celebrar, se divertir e disputar uma colocação no ranking baiano deste ano. Após a primeira etapa, em Ipitanga, outros dois eventos completam o circuito: em setembro Itacimirim e novembro Imbassaí. Na competição, as mesmas regras e regulamentos serão aplicados.
O circuito é uma iniciativa da Federação Baiana de Surf, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Centro de Treinamento de surf – As obras já foram iniciadas na praia de Tiririca, em Itacaré, para a construção do primeiro Centro de Treinamento de Surf do Norte e Nordeste do país. Com um investimento do Governo do Estado, por meio da Sudesb, de R$580 mil, o CT contará com uma estrutura equipada com sala de simulação de surf e de fisioterapia, auditório, academia, local para guardar prancha além de um centro técnico para a realização de competições nacionais e internacionais. A segunda etapa prevê, ainda, a construção de dormitório para atender as delegações de atletas de outras cidades.
Ascom Sudesb/Foto: Divulgação/Bahia Surf Festival