Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) tiveram destaque no debate deste domingo (28) realizado na Band. “Candidato Bolsonaro, por que tanta raiva das mulheres?”, perguntou a candidata do MDB ao presidente Jair Bolsonaro em um momento da noite. Enquanto os candidatos homens focavam apenas em fazer perguntas para outros homens, as duas mulheres presentes optavam por debater uma contra a outra. No pimeiro bloco, fizeram perguntas no “confronto direto”.
Tebet não foi a única que criticou Bolsonaro ao relembrar momentos em que o presidente foi acusado de machismo e misogínia, Soraya Thronicke defendeu a jornalista Vera Magalhães, que foi atacada por Bolsonaro ao dizer que o presidente é contra a vacinação e que, por isso, a pandemia foi agravada no Brasil. O mandatário disse que a jornalista dorme “pensando nele”.
“Eu quero aproveitar, sou muito tranquila, bandeira branca. Mas, quando eu vejo o que aconteceu agora, contra a Vera, eu fico extremamente chateada. Quando homens são tchutchucas com outros homens e com mulheres são tigrão, eu fico extremamente incomodada. Eu fico brava”, disse Soraya Thronicke.
Em outro momento, Lula (PT) foi questionado se iria se comprometer com uma política para incluir mulheres em cargos em seu governo. O ex-presidente disse que, embora queira que isso aconteça. não iria “se comprometer” com números. Tebet disse na sequência que já se comprometeu e que pretende que mulheres ocupem 30% nas excecutivas dos partidos.
Por O Tempo Brasília