No dia mais pop e jovem do primeiro final de semana do Rock in Rio 2022, Gilberto Gil ficou com a missão de fechar o Palco Sunset.
O cantor de 80 anos encarou um público bem menor do que o do começo da tarde no mesmo espaço, mas fez uma bela festa em família no fim deste domingo (4).
No show de Luísa Sonza, era impossível de andar perto do palco, movimentação fácil de ser feita no final da noite, no entanto. Mas quem estava no Palco Sunset cantou do começo ao fim as 12 músicas que Gil tocou, entre elas “Drão”, “Tempo Rei” e “Aquele Abraço”.
Gil subiu ao palco acompanhado dos filhos Bem, na guitarra, Nara, nos vocais, e José, na bateria. João, neto e integrante dos Gilsons, se revezou na guitarra e no baixo. A neta Flor e a nora Mariá Pinkusfeld fecharam o time de backing vocals.
Apesar da família na banda, o show não foi o mesmo da turnê “Nós, a gente”, que tem mais integrantes do clã Gil e um repertório diferente. No Rock in Rio, músicos convidados também fizeram parte da banda.
Um momento fofo foi quando Flor, filha de Bela Gil, cantou “Garota de Ipanema” com o avô e se emocionou antes mesmo de começar.
“É coisa de criança ainda, tem só 13 anos”, brincou o simpático Gil.
Ela já faz parte da banda oficial de Gil e dificilmente vai sair desse posto. Dá para ver que gosta e tem talento para seguir ali.
“Na primeira vez tinha muita lama, hoje não tem, mas tem uma chuvinha. Prazer enorme de estar aqui”, falou Gil ao lembrar da participação no festival em 1985.
Na primeira edição, Nara e Pedro Gil, morto em 1990, tocaram com o pai. Bem Gil estava na barriga de Flora.
Para homenagear o irmão, que morreu em um acidente de carro, Preta Gil e José usaram uma camiseta com uma foto de Pedro.
A filha mais conhecida de Gil entrou para cantar “Andar com Fé”, com Fran, seu único filho.
Uma hora de show como se tivesse todo mundo na varanda do sítio da família Gil na serra do Rio de Janeiro. Um belo e contrastante jeito de fechar esse terceiro dia de Rock in Rio.
Fonte: G1/Gilberto Gil e neta — Foto: Marcos Serra Lima/g1