Com ações voltadas a maus-tratos de animais, higiene pessoal e o uso racional de medicamentos, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) iniciou, na última sexta-feira (16), na Escola Municipal Francisco Rodrigues de Santana o projeto EDUCANVISA. Na unidade escolar, foram passadas informações sobre cuidados e prevenções relacionadas a causa animal e as diversas áreas da saúde, tudo para manter em dia os cuidados físicos e mentais.
A equipe de Vigilância é formada por fiscais sanitários e inspetores sanitários (farmacêutico, médica veterinária e enfermeiras sanitaristas). De maneira didática e lúdica, a equipe sanitária iniciou as abordagens perguntando o que são remédios e pediu para que as crianças fossem descrevendo o que entendiam sobre o assunto. Logo em seguida a abordagem foi sobre o que caracteriza maus-tratos a animais e como as pessoas podem registrar denúncias. Por fim, as apresentações foram relacionadas aos cuidados com a saúde física envolvendo a higiene pessoal.
O diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, fala sobre a proposta de levar a temática até as escolas. “As crianças são essenciais no desenvolvimento social, pois o que aprendem levam para os lares e, com isso, conseguem repassar o que aprenderam para seus pais, amigos e familiares. Iniciamos esse trabalho na comunidade de Pedrinhas, atingimos um público do primeiro ao quinto ano, e pela didática apresentada, foi possível notar que as crianças aprenderam e serão multiplicadoras do nosso trabalho”, explicou Marcelo.
Por Débora Sousa