Apoiadores de Bolsonaro convocam motocarreatas para o sábado em todo o país

Uncategorized

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) convocaram para este sábado (1.º) motocarreatas em apoio à reeleição. São esperados atos em pelo menos 95 municípios das cinco regiões brasileiras nesta véspera do primeiro turno das eleições, segundo lista obtida pela Gazeta do Povo (veja abaixo a relação das capitais). É possível, porém, que ocorram manifestação nas ruas com carros e motocicletas em mais de 300 cidades, de acordo com mapeamento do Movimento Nas Ruas. Bolsonaro deve participar de duas motocarreatas: em São Paulo (SP) e Joinville (SC).

O empresário Tomé Abduch, fundador e coordenador do Nas Ruas, esclarece que o movimento não é organizador e que os atos estão sendo convocados de forma orgânica por apoiadores de Bolsonaro em todo o país. “Existe uma movimentação orgânica muito forte e estamos recebendo informações de que vão acontecer [motocarreatas] em pelo menos 300 cidades”, diz.

O empresário Paulo Generoso, criador e coadministrador da página da internet República de Curitiba, tem conhecimento de que tratores também participarão das manifestações pelo país. Boa parte do setor agropecuário apoia a reeleição de Bolsonaro.

Por que motocarreatas e não manifestações de rua?
A previsão de Tomé Abduch e Paulo Generoso, que coordenaram e auxiliaram a organização das manifestações de 7 de setembro, é de grande adesão de apoiadores de Bolsonaro às motocarreatas. “Pelo nosso mapeamento de redes, vai ser muito significativa”, diz o fundador do Nas Ruas.

“A expectativa é que seja mais uma demonstração do auge da maturidade da nossa democracia, com manifestações pacíficas e ordeiras, como sempre”, diz o criador da página República de Curitiba. “Continuaremos na mesma toada de demonstrar apoio a um presidente que defende e respeita os valores cristãos, nossa fé, nossa família, e que está colocando o Brasil no rumo certo junto com uma equipe fantástica”, acrescenta.

A estratégia de apoiadores em convocar as motocarreatas e não manifestações de rua, como em 7 de setembro, tem por objetivo demonstrar a força do Bolsonaro em diferentes pontos das cidades, explica generoso. “Não há dúvidas que, se fosse o objetivo, a gente colocaria a quantidade de pessoas nas ruas [como no bicentenário da Independência]. Mas a proposta foi a de circular mais pelas cidades mostrando um volume de campanha no último dia [antes do primeiro turno]”, diz.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aliada de Bolsonaro, acredita que os atos podem ajudar na campanha de reeleição do presidente. “Eu acho que, como muitos se influenciam naquela coisa de ‘todo mundo tá indo, também vou’, as motocarreatas podem influenciar os indecisos de última hora a votar no presidente”, diz a deputada.

Abduch concorda. “Pode ser uma data de conscientização para que pessoas que possam estar indecisas votem nele já no primeiro turno”, diz o coordenador do Nas Ruas.

O deputado federal Coronel Armando (PL-SC), vice-líder do partido na Câmara, entende que as motocarreatas e a participação de Bolsonaro também serão importantes para ajudar a eleger aliados a governos estaduais, ao Senado, à Câmara, e às assembleias legislativas. “Em Santa Catarina, por exemplo, será importante para assegurar apoio ao Jorge Seif [candidato ao Senado], a quem ele tem como um filho, e ao Jorginho Mello [candidato ao governo catarinense]”, diz.

Gazetadopovo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *