Uma fala de Jair Bolsonaro em um podcast, na sexta-feira (14), caiu como uma bomba na campanha eleitoral, repercutiu negativamente nas redes sociais e o presidente fez uma live de urgência para tentar conter o desgaste que poderia advir das declarações, exploradas com muita força pelos adversários.
Jair Bolsonaro relatou na entrevista que estava andando de moto em uma região administrativa do Distrito Federal, encontrou meninas venezuelanas e dentro da sua fala disse que “pintou um clima”:
“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto […] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas… Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. “Posso entrar na sua casa?” Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida“, disse.
Diante da repercussão o QG de campanha sugeriu uma explicação imediata do contexto da fala e Bolsonaro realizou uma live por volta da meia noite para se defender da acusação de pedofilia que passou a circular nas redes sociais. Jair Bolsonaro disse na live que “o PT recorta pedaços [da entrevista ao podcast] como se eu estivesse atrás de programas. Fiz uma live, foi demonstrado o que estava acontecendo. [O PT] Pega pedaço e fala “pintou um clima”? Que vergonha é essa? Sempre combati a pedofilia”, afirmou o presidente“, justificou.
Neste domingo acontece o primeiro debate entre os candidatos, num pool de emissoras e o tema pode vir à pauta, a depender do clima de animosidade que se estabeleça, avaliam analistas.