A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) realiza assembleia nesta quarta-feira (19) com os funcionários da obra do complexo fotovoltaico Futura I, que vai gerar energia a partir de placas solares na região do Salitre, em Juazeiro. Mais de 3,1 mil trabalhadores estão envolvidos na construção.
No encontro, o presidente do sindicato, Irailson Warneaux (Gazo), e demais dirigentes vão apresentar os resultados das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), entre eles a reivindicação de obter a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) da empresa.
O presidente sindical também visitará a obra do complexo solar, entenderá o andamento da sua construção e ouvirá trabalhadores para entender quais são as suas demandas mais atuais. Durante a assembleia, também será discutida a conjuntura política e econômica do país neste final de ano, além de iniciar o debate sobre a pauta da Campanha Salarial 2023.
Construído pela empresa Eneva, o projeto do Futura I é considerado o maior complexo de geração de energia solar de toda a América Latina, com capacidade instalada suficiente para atender 1 milhão de pessoas e cerca de 8% do consumo total da Bahia.
O complexo ocupa quase 1,7 mil hectares na região do Salitre, além de quase 1,2 mil hectares de reserva legal, explorando todo o potencial solar de Juazeiro e do Norte da Bahia. As obras já passaram dos 70% de conclusão.
Ascom/Sintepav-BA