Garantir o acesso e permanência de pessoas com o espectro autista acompanhadas por cães terapeutas em meios de transportes e em locais públicos ou privados abertos ao público, como restaurantes e shoppings centers. Essa é mais uma matéria apresentada pelo deputado federal Ronaldo Carletto em defesa de pessoas com autismo.
Segundo especialistas, a companhia desses animais é de extrema importância para ajudar na socialização e controle da ansiedade, além de melhorar a comunicação verbal e não-verbal da pessoa com autismo. Por isso, o parlamentar indicou o Projeto de Lei 4443/21 que visa modificar a Lei nº 11.126/2005, incluindo os autistas na lei que já reconhece a presença e acesso do cão-guia para pessoas com deficiência visual.
“Tenho certeza de que, como já existe a liberação do cão-guia, faremos essa modificação na Lei e incluiremos o cão terapeuta sem nenhum impedimento dos pares em plenário”, falou Carletto confiante da aprovação. O projeto está apensado ao PL 10286/2018, que aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para posteriores encaminhamentos.
Ascom