A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro vai reforçar a luta contra a violência doméstica e familiar na cidade. É que a GCM está prestes a instituir a Patrulha Maria da Penha, que terá a missão de acompanhar mais de perto casos envolvendo mulheres vítimas de violência.
O projeto de implantação da Patrulha Maria da Penha vai ser encaminhado nos próximos dias para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal. Após ser aprovado pelo Legislativo e sancionado pela prefeita Suzana Ramos, a GCM – que é vinculada à Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) – seguirá com as demais etapas para concluir a implantação da Patrulha.
Os agentes que vão participar do programa passarão por capacitação, que inclui técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima. A Patrulha Maria da Penha trabalhará em consonância com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e a Polícia Militar, através da Ronda Maria da Penha. As equipes vão utilizar viatura adesivada com a logomarca da Patrulha Maria da Penha.
“O patrulhamento visa garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, atuando na prevenção, assistência e suporte de mulheres vítimas de violência doméstica, integrando ações, estabelecendo relação direta com a comunidade e assegurando o acompanhamento e atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, neste município”, destacou a subinspetora da GCM, Fabiana Freitas.
O gestor de projetos da corporação, Reginaldo Marçal, falou sobre a importância da iniciativa. “Essa é mais uma iniciativa promissora da nossa Guarda Municipal, que tem reforçado sua atuação em Juazeiro. A Patrulha Maria da Penha visa atender prontamente casos de violência doméstica contra as mulheres, com o intuito de salvaguardar a vida e a garantia de seus direitos. Vamos realizar mais um trabalho de muita qualidade cuidando e protegendo”, destacou Marçal.
Ascom/PMJ/Foto: Pedro Angelo/PMJ