Marcado por homenagens aos entes queridos que se foram e deixaram saudade, o Dia de Finados costuma ser de muita movimentação nos dois cemitérios administrados pela Prefeitura de Juazeiro. No cemitério central, por exemplo, a recepção ao público foi com celebração religiosa, através da Paróquia Santo Antônio.
As missas foram celebradas pelo bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis e pelo padre Marcos da Silva. Sob forte emoção, as missas foram acompanhadas por muitas pessoas que estiveram no cemitérios.
É o caso da administradora de empresas, Andréa Bahia, uma das primeiras a chegar ao Cemitério Central neste dia 2 de novembro. “Tenho o hábito de sempre chegar bem cedinho para visitar o túmulo onde estão sepultados alguns dos meus familiares, e realmente pude ver que a prefeitura tem um cuidado muito diferenciado com o cemitério, que está totalmente limpo”, destacou Andréa.
Já a dona de casa, Jéssica Oliveira, esteve no cemitério do bairro João Paulo II, visitando o túmulo da família. “Esse é um momento de celebrar a memória daqueles que se foram e deixaram saudade, por isso eu venho e sempre me emociono. Quero dar parabéns pela organização e limpeza do cemitério”, disse.
O padre Marcos da Silva, da Paróquia do bairro Santo Antônio, juntamente com o Bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, realizou celebrações religiosas no cemitério central, oportunidade em que agradeceu à prefeitura pela estrutura. “Quero agradecer o poder público municipal pela estrutura de sonorização, toldos e equipamentos em geral que foram concedidos para as celebrações do Dia de Finados”, expressou o padre.
Os portões dos Cemitérios ficam abertos para visitação da população até às 18h. A última celebração religiosa ocorrerá na parte da tarde, com início previsto para às 17h.
Texto: André Calixto/Foto: Edinazio Dias/PMJ