O deputado e tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Márcio Macedo, apresentou à Câmara Baixa do Brasil um projeto de lei para proibir o uso “político” dos símbolos nacionais, omnipresentes nas manifestações anti-democráticas e pró-Jair Bolsonaro, apelando à intervenção do exército nas instituições.
No entanto, Macedo argumentou que o objectivo destas propostas é “salvar” a utilização da bandeira, evitando assim o seu “desgaste” e “banalização”, independentemente dos partidos políticos e das ideologias.
Se aprovado, durante a próxima legislatura, o Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva seria proibido de utilizar a bandeira ou o hino durante os seus actos de campanha.
Macedo explicou que o uso “desnecessário” de símbolos nacionais por “facções políticas” poderia fazer com que estes emblemas que unem todos os brasileiros se tornassem “sinais de divisão”.
“Foi o que vimos recentemente nas eleições, quando certos grupos utilizaram símbolos nacionais para gerar divisão entre os brasileiros, para espalhar ódio, discórdia e falsas notícias, até mesmo para pedir desculpa pelo nazismo, em cuja derrota o Brasil participou heroicamente em solo europeu”, disse Macedo.
Desde que Lula ganhou a segunda volta das eleições a 30 de Outubro, protestos e mobilizações têm vindo a ter lugar exigindo um golpe militar do exército. Entre as imagens mais controversas estão dezenas de pessoas que fazem a saudação nazi enquanto juram a bandeira em frente a um quartel em Santa Catarina, onde Bolsonaro ganhou mais de 69 por cento dos votos.
A iniciativa do PT surge numa altura em que a esquerda lançou uma espécie de campanha para tentar recuperar símbolos nacionais que foram distorcidos por Bolsonaro e os seus apoiantes, a tal ponto que muitos renunciaram a vestir a camisola amarela da selecção nacional de futebol.
Lula já criticou Bolsonaro pelo “uso político” destes símbolos, acusando-o de ter “abandonado” o povo brasileiro enquanto ele usa a bandeira para mentir e espalhar ódio, e encorajou a esquerda a reapropriar-se de todos estes símbolos.
News 360