O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu os nomes dos próximos comandantes das Forças Armadas. A decisão foi tomada junto ao ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro, futuro ministro da Defesa.
O anúncio oficial dos nomes será feito na sexta-feira (9/12) às 10h, no CCBB, sede do governo de transição. Na mesma data, Lula vai oficializar o nome de pelo menos cinco ministros do novo governo — incluindo o de Múcio na Defesa.
Interlocutores da base de apoio de Lula confirmaram os nomes que assumirão os comandos. Confira:
- Exército: general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Ele é o mais antigo da tropa;
- Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
- Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
- Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.
Com os anúncios, Lula espera distensionar a relação com as Forças Armadas, um dos núcleos que mais gerou impasse na transição. Diferente das demais áreas, não formou-se uma equipe temática da Defesa para tratar da transição, e a tarefa deve ser passada para José Múcio Monteiro e os novos comandantes escolhidos.
Lula também retoma uma tradição quebrada pelos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) e volta a colocar um civil no comando da pasta da Defesa.
Veja nomes que devem assumir ministérios
Pelo menos cinco ministros devem ser anunciados na sexta-feira: Justiça, Defesa, Casa Civil, Relações Exteriores e Fazenda. Lula não revelou os nomes que serão anunciados, mas indicou que conta com o ex-governador do Maranhão Flávio Dino para a pasta da Justiça. Outro nome que está praticamente confirmado, e também foi citado por Lula a esses interlocutores, é o do embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o cargo de ministro das Relações Exteriores. O diplomata já exerceu o cargo de chanceler no governo de Dilma Rousseff.
Para a Casa Civil, Lula deve convidar o governador da Bahia, Rui Costa. Na Fazenda, o indicado deverá ser o ex-ministro Fernando Haddad. Finalmente, nessa lista inicial, constará o nome do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas da União José Mucio Monteiro.
Fonte: braziliense