A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, informa a população sobre a necessidade da vacinação de recém-nascidos com a vacina BCG. A vacinação está sendo realizada todas as quartas-feiras na UBS da Portelinha, das 8 ao meio-dia e das 14:00 às 16 horas.
A BCG ou vacina contra tuberculose é a principal maneira de prevenir que crianças contraiam a doença, principalmente nas formas graves.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção através da vacinação logo após o nascimento da criança é necessária, pois a tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar e que pode atingir todos os órgãos do corpo, principalmente os pulmões.
“É muito importante estarmos com nossa cobertura vacinal completa, principalmente, se falamos de recém-nascidos e crianças pequenas. Esperamos que os pais estejam atentos à necessidade de manter o filho com as vacinas em dia, e por isso, contamos com a colaboração de todas as famílias de Sobradinho. Seja você mãe, pai, olhe o cartão de vacinação do seu bebê, verifique se ele está com a vacina BCG em dia, se não compareça a UBS da Portelinha e vamos juntos fortalecer a rede de proteção e cuidado com a saúde das crianças”, disse a secretária de saúde, Maysa Sanjuan.
Sobradinho inicia também vacinação de crianças de 6 meses a 1 ano com comorbidades e secretária pede o apoio das famílias “para realizar a proteção dos pequenos”
A Secretaria de Saúde de Sobradinho está disponibilizando a vacina para crianças de 6 meses até 1 ano de idade com comorbidades contra a Covid-19. Para imunização, os pais e/ou responsáveis devem comparecer na Unidade Básica de Saúde da N-18, das 8 ao meio-dia e das 14 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.
As vacinas estão sendo aplicadas em crianças que compõe o grupo prioritário, e que possuem comorbidades, tais como diabetes, hipertensão, pneumáticas, doenças crônicas renais, doenças crônicas neurológicas, imunocomprometidos, cardiopatias, síndrome de Down, entre outras.
De acordo com a SMS, o esquema vacinal é composto por três doses. Após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada em um intervalo de 4 semanas. Já a terceira dose será administrada com o intervalo de 8 semanas depois da segunda dose.
“Temos sido bem-sucedidos no combate ao coronavírus, e isso muito se deve a realização das campanhas de vacinação. Agora chegou a hora de vacinar as crianças de 6 meses até 1 ano de idade com comorbidades e pedimos o apoio das famílias para realizar a proteção dos pequenos contra o vírus da Covid-19. Para tanto, eles devem comparecer a UBS da N18, unidade de saúde referência para a vacinação infantil”, disse Maysa Sanjuan, Secretária de Saúde.
Ascom PMS