A cidade de Canhotinho, no Agreste Meridional, recebeu, nesta segunda-feira (19.12), novo pórtico e escultura que destacam e reafirmam o título de Capital do Boi de Corte, condição que o município adquiriu por sediar, desde agosto último, unidade frigorífica da Masterboi, a primeira do Nordeste.
Desenvolvida em bronze, a estátua retrata um boi da raça Nelore e foi assinada pelo artista plástico pernambucano Ranilson Viana. A escultura é uma doação conjunta do deputado estadual Álvaro Porto, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Carlos Porto, do ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto e dos empresários Valdir Macedo e Jailson Leite.
Localizados na entrada da cidade, o novo pórtico e a escultura integram uma série de obras de requalificação que os municípios vêm recebendo em praças, canteiros e jardins. A nova configuração da entrada de Canhotinho está recebendo também novo revestimento asfáltico. Todo o conjunto será inaugurado em janeiro.
Canhotinho ganhou o título de “Capital do Boi de Corte” por meio de Projeto de Lei de Nº 4189/2020, de autoria do deputado Álvaro Porto. Em quatro meses de funcionamento, a Masterboi já está abatendo 200 bois por dia. O frigorífico, porém, tem capacidade de abater, diariamente, cerca de 700 cabeças de gado, caprinos, suínos e ovinos. Maior frigorífico industrial do Nordeste, o empreendimento recebeu investimentos superiores a R$ 120 milhões, gerando 800 empregos diretos e 3,5 mil indiretos.