Com início neste mês de janeiro, o Campeonato Baiano de Futebol de 2023 já tem duas partidas confirmadas do Bahia e mais uma que está em decisão de acontecer no Estádio de Pituaçu, em Salvador, agora em janeiro. O local já foi palco de diversas partidas profissionais e de base do campeonato e de outras competições estaduais e nacionais na sua história.
O espaço administrado pelo Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), passou pelas últimas manutenções e pelos preparativos finais para receber sua primeira partida oficial no ano com o Bahia como o mandante na próxima quarta-feira, 11. Atualmente, o Estádio de Pituaçu tem lotação máxima de 32.000 pessoas.
O tricolor baiano volta a disputar uma partida no estádio que não entra em campo com o time profissional desde setembro de 2021. Nele, o time marca a história da praça ao ter entrado em campo na partida inaugural do estádio em 10 de março de 1979 e na reinauguração em 25 de janeiro de 2009 , realizando ao todo 263 jogos.
O Bahia recebe a Juazeirense no dia 11 de janeiro, às 19:15, e o Atlético de Alagoinhas, atual campeão baiano, no dia 18 de janeiro, às 21:30. Além destes dois jogos, consta, na tabela oficial da Federação Baiana de Futebol (FBF), que o Doce Mel recebe a Jacuipense na quinta-feira, 12, às 21:30, também pela primeira rodada do certame. Mas o time com sede atual em Cruz das Almas busca mudar o local do jogo.
Ainda neste mês de janeiro, o Estádio de Pituaçu recebeu o jogo-treino do Bahia contra o Sergipe na quinta-feira, 05, com portões fechados para a torcida e para a imprensa, além de não ter transmissão ao vivo, por pedido da equipe da capital baiana.
Ascom Sudesb
Maurício Viana, estagiário