25 de janeiro é uma data especial, é o dia em que se comemora a Bossa Nova, gênero musical criado pelo ilustre juazeirense João Gilberto.
Com sua genialidade, o músico criou o gênero que mescla o samba tradicional com jazz americano e é caracterizado por ser mais “intimista”, que revelou nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A data escolhida, inclusive, é uma homenagem ao dia de nascimento de Tom Jobim.
Enquanto João Gilberto trouxe o ritmo e a batida, Tom Jobim trouxe uma harmonia um pouco mais requintada ao movimento. Sua participação na Bossa Nova foi imortalizada em composições como “Eu sei que vou te amar” (1958), “Águas de março” (1972), “Pela luz dos olhos teus” (1977), entre outras.
Memorial Casa da Bossa Nova
Em Juazeiro, a Prefeitura mantém o Memorial Casa da Bossa Nova, que fica na Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, onde também funciona a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O Memorial abriga a história da Bossa Nova e de João Gilberto, além de fotografias e discos. O local, que foi a casa onde João Gilberto morou em Juazeiro, é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A visita é gratuita e permite um verdadeiro mergulho às origens da Bossa Nova.
Produzida por Karem Moraes
Mais noticias, curta nossas páginas Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale