Tecnologias, soluções e melhorias para o setor do trânsito. Esse foi o enfoque da 75ª edição do Encontro Nacional dos Detrans que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de março, em Brasília-DF. O evento contou com a presença de representantes dos Detrans de todo o país e do presidente da Senatran, Adrualdo Catão.
Órgãos parceiros estiveram presentes, a exemplo da Abrapsit, Abramet e PRF, colaborando com o debate de ideias e soluções para salvar vidas e implementação de melhorias nos serviços oferecidos aos cidadãos, através de palestras e atividades durante os três dias.
O encontro começou com a eleição do presidente da Associação Nacional dos Detrans, Jonielson Pereira (Detran/RN), que vai gerir a entidade nos próximos dois anos.
“É importante participar de eventos como esse, onde é possível perceber que há um interesse de todos para minimizar os impactos da conduta irresponsável no trânsito. O Detran-BA busca, cada vez mais, encontrar formas de modernizar o atendimento e cuidar para ampliar a consciência coletiva por um trânsito mais humanizado”, destacou Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Departamento.
Educação e Trânsito
A programação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia na capital federal, incluiu uma visita do Cel. Borges, coord. de Operações de Fiscalização do órgão à Transitolândia-DF, escola vivencial que tem o objetivo de prevenir, educar e reduzir acidentes de trânsito com o enfoque em crianças do Ensino Fundamental I de escolas públicas e particulares do estado.
O espaço dispõe de uma estrutura em formato de mini-cidade com placas, sinalização vertical e horizontal, paradas de ônibus modernas e agentes de trânsitos aplicando ensinamentos básicos: atravessar na faixa de pedestre, a observância ao semáforo e o uso do cinto de segurança. A visita teve o apoio da diretora da Transitolândia, Jucianne Oliveira e Clênia Sousa, gerente da Escola de Trânsito.
“É importante conhecermos experiências exitosas em outros estados, especialmente durante essa fase de retomada das ações de Educação para o Trânsito no Detran da Bahia”, enfatiza Borges.
Ascom Detran-BA