HU-Univasf recebe visitas de deputado federal e gestores estaduais e municipais da Saúde

Cidades Petrolina

A ampliação de investimentos para atenção à saúde, ensino e pesquisa, o dimensionamento do quadro de profissionais e o aprimoramento da Rede Interestadual de Saúde (Rede PEBA), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foram pontos debatidos durante visitas recentes ao Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh), por parte de representantes da Câmara dos Deputados, do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal de Petrolina.

No último dia 14, o Colegiado Executivo do HU-Univasf recebeu o deputado federal Lucas Ramos, juntamente com o ex-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino, durante passagem pelos equipamentos pertencentes à Univasf. Estiveram presentes o superintendente Ricardo Santana de Lima, o gerente administrativo Roberto Rivellino Miranda, o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, a gerente de Ensino e Pesquisa, Paula Maduro, o professor Thiago Magalhães, bem como servidores da Univasf.O representante da Câmara dos Deputados mostrou-se disposto a pleitear recursos para a unidade: “Ciente do esforço de todos os servidores para a manutenção desta unidade hospitalar, que é referência nacional, é fundamental garantir a recomposição orçamentária da unidade. Neste sentido, venho somar à gestão da Ebserh com o intuito de garantir os recursos e a infraestrutura necessária para melhor atender à população”, ressaltou Ramos.

A secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, e a secretária executiva de Regulação em Saúde, Domany Cavalcanti, foram recepcionadas na instituição durante a segunda-feira, 17. Por ocasião do cumprimento de agenda em Petrolina, as gestoras conheceram de perto a dinâmica do HU-Univasf, sendo acompanhadas também pela gerente da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), Aline Jerônimo.

Disposta a apreciar a atual situação dos serviços estaduais junto a demais gestores da Saúde, Zilda Cavalcanti reconheceu a visita como uma oportunidade ímpar: “A macrorregião de saúde do Vale do São Francisco precisa de um olhar cuidadoso, a partir do reforço das condições de saúde com a participação de todos os entes federativos. Neste sentido, estamos nos esforçando para cumprir a missão de cuidar das pessoas, colaborando e propondo as articulações necessárias com vistas à redução da superlotação nas unidades”, destacou a secretária.Já ontem, 19, houve reunião entre membros do Colegiado Executivo, chefias do HU e o secretário de Saúde do município de Petrolina-PE, João Luís Barreto, acompanhado da secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire. Entre as demandas apresentadas, esteve a sugestão de iniciativas de cooperação para apoiar os serviços do Hospital Universitário frente à crescente demanda por atendimentos.

“Viemos dialogando com todos os atores que compõem o SUS, no município e na região, para que possamos redimensionar os serviços, melhorando a atenção a todos os munícipes. O HU possui uma estrutura grandiosa, com equipamentos modernos e profissionais especializados à disposição da população, no entanto, precisamos analisar, junto aos Ministérios da Educação, da Saúde e à Ebserh, melhorias na contratualização. Por este ponto de vista, estamos abertos ao diálogo e à efetividade na proposição das ações, com vistas a um atendimento melhor e mais humanizado”, explicou Barreto.

Alinhamentos interestaduais

Ainda no dia 17, o superintendente do HU-Univasf participou de reunião da CRIE (Comissão de Co-Gestão da Região Interestadual de Saúde do Vale Médio São Francisco), oportunidade na qual foram discutidas, entre outras pautas, a formalização da Rede PEBA junto ao Ministério da Saúde e o serviço de Neurocirurgia do HU-Univasf.Recentemente, a Residência em Neurocirurgia da Univasf passou por descredenciamento via Comissão Nacional de Residência Médica, instância vinculada ao Ministério da Educação. Com isso, o serviço de Neurocirurgia do HU deixou de contar com a atuação de residentes na área e o Colegiado Executivo está empreendendo esforços para delinear alternativas céleres com o propósito de minimizar impactos no atendimento aos usuários.

Com a presença da diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro, representando o Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, os avanços e desafios do HU-Univasf foram compartilhados para que sejam pensadas soluções face à superlotação hospitalar e ao perfil de atendimento, com foco na formação de profissionais na área da saúde e estímulo à produção de pesquisa, extensão e inovação. Apoiando o superintendente Ricardo Lima, acompanharam a reunião também o gerente de Atenção à Saúde, Aristóteles Cardona, o chefe do Setor de Regulação e Contratualização, Saulo Xavier, e o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Fabrício Olinda.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *