Foto: Rafael Martins/GOVBA/Arquivo
O presidente Lula (PT) pretende iniciar um ciclo de viagens por diversos estados brasileiros para vistoriar obras e projetos que o governo está realizando nas diferentes regiões do país.
O petista já esteve em 11 unidades da federação desde que assumiu seu terceiro mandato como presidente da República. Mas as viagens foram, em geral, curtas, e feitas para eventos e anúncios específicos. Há duas semanas, por exemplo, ele sancionou o novo piso da enfermagem na cidade do Crato, no Ceará.
A ideia é que Lula passe mais tempo nos estados para dar visibilidade às realizações do governo. As visitas serão planejadas junto com a área de comunicação, para potencializar a repercussão na mídia e em redes sociais.
O presidente tem mostrado ansiedade para fazer a máquina do governo deslanchar e entregar resultados.
Além de problemas próprios de burocracia, ele hoje enfrenta dificuldades maiores do que as que teve em mandatos anteriores para fazer valer a sua vontade.
Lula convive hoje com uma correlação de forças mais adversa no Parlamento –em seu primeiro mandato, ele tinha aliados no comando de Câmara, o que não é o caso do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Embora dialogue e faça acordos, ele apoiou Jair Bolsonaro (PL) e não se alinha automaticamente com o governo.
O presidente também não tem hoje qualquer ascendência sobre o Banco Central, o que frustra suas expectativas de ver os juros baixarem e a economia deslanchar.
Folha de S. Paulo
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale