Gestores da comunicação pública de 22 estados brasileiros estão em Salvador participando do 1º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação. O evento acontece nesta quinta-feira (15), durante todo o dia, no Hotel Fera Palace, no Centro Histórico da capital baiana. A abertura contou com a participação do vice-governador Geraldo Júnior, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Inaldo Paixão, e da procuradora Luciane Croda, representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Entre os temas abordados estão a importância do relacionamento entre as secretarias e os órgãos de controle; métodos de controle interno; combate à desinformação (fake news) e formatos para troca de experiências entre as secretarias estaduais de Comunicação. Anfitrião do encontro, o secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, destacou o pioneirismo da iniciativa e a importância do apoio do Governo do Estado para que o encontro fosse realizado. “Desde o primeiro momento, o nosso governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior pediram para que não medíssemos esforços para que este evento pioneiro acontecesse em nosso estado”, declarou.
O principal objetivo do fórum é estabelecer e formalizar um modelo de relacionamento e intercâmbio de experiências entre as Secom’s e fortalecer a participação coletiva das gestões na proposição e execução de políticas públicas da comunicação em todo o país. Em sua fala de abertura, o vice- governador destacou a importância da comunicação para a democracia. “Para mim, a comunicação institucional da imprensa compõe o caminho para que a gente possa estabelecer um estado democrático de direito”, afirmou Geraldo.
Representando a PGE-BA, a procuradora Luciane Croda ressaltou a contribuição da comunicação pública para o andamento das ações transversais de Estado. “Essa união dos secretários de Estado da área de Comunicação é uma iniciativa importantíssima, que contribui para reforçar o Pacto Federativo. Principalmente, neste momento em que a gente presencia, infelizmente, tantas fake news que contribuem para a desinformação da sociedade”.
Ainda de acordo com Luciane, “o fortalecimento da comunicação governamental salva vidas, melhora o ambiente político e contribui para que o cidadão possa se informar com segurança”. Ela também destacou o trabalho da Secretaria de Comunicação da Bahia durante a pandemia do novo coronavírus. “Com certeza, o trabalho feito na comunicação pública da Bahia salvou vidas”, completou.
Controle das contas públicas
A colaboração das secretarias de Comunicação nos métodos de controle das contas públicas foi um dos assuntos abordados pelo conselheiro do TCE-BA, Inaldo Paixão. “A simbiose e cooperação técnica entre os setores de comunicação, publicidade e propaganda institucionais com o órgão de controle vêm sendo construída, tanto ao longo desta gestão, quanto nas gestões anteriores”, destacou.
Inaldo Paixão frisou, ainda, que as recomendações e alertas do Tribunal precisam ser analisadas com atenção para que a parceria entre os órgãos se dê de forma exitosa para o Estado. “Ao longo dos últimos anos, a cooperação e o diálogo constante entre a Secom baiana e o TCE resultaram em um alinhamento que fez com que o número de ditames da Corte de Contas seja cada vez menor”.
Discussões temáticas
No período da tarde, o evento contará com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e uma rodada de discussões temáticas. Estão na programação debates sobre formatos para troca de experiências entre os estados para temas como contratações de pesquisas, contratação de agências de comunicação e agências digitais; além de deliberações sobre caminhos a serem seguidos pelo Fórum.
GOV Bahia
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale