Juíza Jeine Vieira, ao lado de servidores (as) da Secretaria de Admnistração Penitenciária (SEAP-BA).
Internos do Conjunto Penal de Lauro de Freitas visitaram a exposição fotográfica ‘Morada’, produzida pela Juíza Jeine Vieira, exposta no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia, na última quarta-feira (19).
As fotografias retratam percepções da Juíza Titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas em visitas ao Conjunto Penal da comarca. A Magistrada, por meio de fotos, apresenta lugares do presídio, sem necessariamente representar ou identificar as pessoas, a fim de entender o significado daquele espaço, “mostrar o invisível e instigar interpretações”.
Jadieldson Cerqueira, estudante de Psicologia, não escondeu a gratidão e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Juíza. “Em palavras, definir a doutora Jeine Vieira, eu não acharia uma palavra melhor a não ser um anjo enviado por Deus. Ela tem feito a diferença não somente na minha vida, mas também na vida de todos os internos”.
Marcos Santos, Ajudante de Pedreiro, elogiou a empatia da Juíza Jeine Vieira, com os apenados do Conjunto Penal. “Para mim, ela é uma mãe, porque é uma pessoa que tem um coração muito aberto pelos internos, que precisam de ajuda e oportunidade”, disse.
A Juíza retrata cenários em que ela esteve presente e lhe despertaram reflexões. “A arte do pouco e do simples, das cores e texturas das paredes. Seus riscos, desenhos e mensagens. A roupa laranja e pendurada. O raio de luz que entra, suave, pela pequena janela e ilumina aquele ambiente de uma dureza própria”, define.
Conheça mais sobre a obra, a história e a exposição da Juíza Jeine. https://www.youtube.com/watch?v=QQDw7D3Wo0w
A mostra, promovida no TJBA, por meio da Assessoria de Ação Social (AAS), setor ligado à Presidência, conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), da Escola de Magistrados da Bahia (Emab), da Socializa – Soluções em Gestão, e do ateliê de impressão – 2ART, e está em exposição durante o período 17 a 28 de julho.
No âmbito do TJBA, além da sede do Judiciário, há áreas disponíveis para exposições nos prédios do Fórum Ruy Barbosa e do Fórum do Imbuí, também na capital baiana. Os interessados em expor podem se inscrever, presencialmente, na Assessoria de Ação Social (prédio-sede), ou por e-mail, enviando mensagem para acaosocial@tjba.jus.br e/ou centrocultural@tjba.jus.br.
As atividades da unidade contam com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
#pracegover #pratodosverem