O presidente municipal do PT de Juazeiro, Luiz Félix, comentou sobre o rompimento entre a prefeita Suzana Ramos (PSDB) e seu vice, Leonardo Bandeira (PSB). Ao Bahia Notícias, o gestor afirmou que o pessebista afirmou que irá “marchar” em conjunto com os partidos da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e, além disso, tem se colocado à disposição para ser candidato nas eleições do ano que vem.
“Leonardo se colocou, inclusive em conversa comigo, que ele marcha junto com os partidos que compõem a base do governo Jerônimo. Então ele coloca a candidatura dele, naturalmente, pelo PSB. Ele tem apresentado seu nome, mas ele tem afirmado aqui para gente que marcha junto com os partidos da base do governo Jerônimo Rodrigues”, disse Félix.
Sobre a relação do vice-prefeito com Suzana Ramos, o presidente municipal do PT afirmou que “ouviu conversas” de que não há possibilidade de reaproximação entre as duas partes. Félix reforçou que Leonardo Bandeira tem tido “muito apreço” com os partidos aliados do governador e disse que a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) tem se mobilizado para uma candidatura única.
“O que a cidade comenta é que tem um rompimento com a prefeita. Inclusive, conversas de que não há possibilidade de reaproximação dessa relação com a prefeita. A gente tem conversado muito bem, ele [Leonardo] é uma pessoa que ajudou muito na campanha e tem demonstrado muito apreço aqui pela possibilidade da disputa. Estamos batalhando para ter um candidato único da base do governador Jerônimo.
Em abril, o Bahia Notícias noticiou que o vice-prefeito Leonardo Bandeira, filho do ex-deputado federal Joseph Bandeira , já teria rompido com Suzana Ramos para apoiar o candidato da Federação no ano que vem.
Segundo interlocutores, a relação entre o grupo de Bandeira com a atual prefeita se desgastou, principalmente, após as eleições de 2022, quando Leonardo e Joseph participaram da campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues na corrida pela gestão estadual, enquanto Suzana declarou apoio a ACM Neto (União).
Após a publicação, a presidente estadual do PSB, a deputada federal Lídice da Mata, indicou que a legenda deve lançar uma candidatura própria para disputar a prefeitura de Juazeiro durante as eleições de 2024, possivelmente do próprio Leonardo Bandeira (veja mais aqui-Após rompimento entre Bandeira e prefeita, Lídice indica que PSB deve ter candidatura própria em Juazeiro).
Recentemente o PT definiu o nome de seu pré-candidato à prefeitura de Juazeiro, o ex-prefeito do município, Isaac Carvalho, mesmo com o mesmo ainda estando inelegível por uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Até o momento, a disputa interna dentro da federação está entre Isaac Carvalho e os deputados estaduais Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB). Dentro do campo da base de Jerônimo, o MDB também apresentou o nome do presidente municipal do partido, Andrei da Caixa. Bahia Noticias Foto Reprodução